BRASIL : Sem ganhar há três jogos e a três pontos do Z-4, necessidade é de vitória contra o Juventude na Baixada
O Brasil teve uma boa atuação diante do Vila Nova, em Goiânia, e o empate foi um resultado satisfatório, mas a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B não foi positiva. A distância para o Z-4 caiu para três pontos. Isso aumenta a necessidade de vitória nesta terça-feira, às 21h30, no Bento Freitas, diante do Juventude. Até porque, o Xavante não ganha há três partidas: um empate e duas derrotas.
Apesar da derrota para o Luverdense na semana passada, o aproveitamento de Clemer no Bento Freitas continua sendo bom. São quatro vitórias, um empate e uma derrota. O Xavante está na 11ª colocação, com 34 pontos. Já o Juventude faz uma campanha surpreendente para quem subiu da Série C no ano passado. O time caxiense está disputando vaga no G-4, com 45 pontos (em sexto lugar).
Clemer não irá contar com dois titulares, que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo: João Afonso e Breno. A ausência deles abre espaço para o retorno de dois “velhos” conhecidos: o volante Leandro Leite e o lateral-esquerdo Marlon. Rafinha, que não jogou no sábado, está recuperado de um desgaste muscular e deve estar em campo logo mais. Quem também está recuperado de lesão é Juninho.
São várias opções para compor a linha de três meias. Marcinho e Rafinha devem estar no time. Assim a outra vaga é disputada por quatro jogadores: Misael, Elias, Calyson (de boa atuação diante do Vila Nova) e Juninho. Teco foi poupado no jogo passado, mas deve ser mais um a reaparecer no time rubro-negro.
No primeiro turno, o Brasil tirou a invencibilidade do Juventude (então líder da Série B), com a vitória por 2 a 1 no Alfredo Jaconi – gols de Rafinha e Leandro Camilo.
Juventude sonha com acesso
O Juventude alcançou a pontuação que dá a garantia de permanência na Série B em 2018. Com a vitória de 1 a 0 diante do Paysandu, sexta-feira, em Caxias do Sul, o time treinado por Gilmar Dal Pozzo chegou a 45 pontos. A grande campanha nesta volta à Série B permite que a Papada sonhe com acesso à primeira divisão. Está na sexta posição – apenas um ponto atrás do Vila Nova, que é o quarto colocado.
Dal Pozzo assegura que o grupo vai continuar mobilizado. “Estamos numa sequência muito boa de resultados. Das últimas cinco partidas vencemos três e empatamos duas. Agora nós vamos seguir muito fortes em busca dos nossos sonhos. Do sonho do clube que é o acesso, mas projetando jogo a jogo”, comentou. O treinador completa nesta noite seu 100º jogo de Série B do Brasileiro, com aproveitamento de 57,91%.
O desfalque no time é o lateral-esquerdo Pará, que se lesionou no jogo passado. Existem duas opções para ocupar a vaga: o meio-campista Mateus Santana e o zagueiro Maurício. É possível que Maurício seja o escolhido – até para aumentar a estatura da defesa. João Paulo marcou o gol da vitória contra o Paysandu, mas deve permanecer como alternativa para o decorrer da partida.
SÉRIE B – Outras duas partidas serão realizadas nesta terça-feira, abrindo a 28ª rodada: 19h15 – Ceará x Vila Nova (se a equipe cearense vencer, entra no G-4, ultrapassando o time goiano); 20h30 – Paraná x Internacional, na Arena da Baixada, em Curitiba. É o confronto do líder contra o terceiro colocado.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Teco
Marlon
Leandro Leite
Itaqui
Marcinho
Rafinha
Misael
(Calyson ou Elias)
Lincom
Técnico: Clemer
JUVENTUDE
Matheus Cavichiolli
Tinga
Domingues
Micael
Maurício
(Mateus Santana)
Fahel
Lucas
Leílson
Yuri Mamute
Iago
Tiago Marques
Técnico: G. Dal Pozzo
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Data: 3/10/2017 (terça-feira)
- Horário: 21h30
- Preços dos ingressos: a venda a preços promocionais foi encerrada ontem; hoje – R$ 60,00 (idosos e estudantes pagam a metade)
- Árbitro: José Padovani de Andrade (ES)
- Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
- Quarto árbitro: Anderson Farias (RS)