Brasil vence o Juventude por 1 a 0, no Bento Freitas, e fica mais perto da garantia de permanência na Série B
O Brasil precisava da vitória diante do Juventude. E venceu. Mas não foi fácil. O gol do triunfo por 1 a 0 foi marcado por Lincom, de cabeça, aos 39 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Xavante subiu para 37 pontos, distanciando-se da zona de rebaixamento. Ocupa o nono lugar na tabela de classificação. Já o time caxiense tem 45 e segue na sexta posição. O próximo jogo da equipe rubro-negra será diante do Internacional na segunda-feira (dia 9), no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Clemer escalou Juninho – mesmo que o jogador tivesse ficado fora do time (lesionado) por três semanas. Evaldo foi mantido na zaga, enquanto Leandro Leite e Marlon entraram nos lugares dos suspensos João Afonso e Breno, respectivamente. O Brasil tomou a iniciativa do jogo, especialmente explorando a velocidade dos estremas Marcinho e Juninho. Aos poucos, o Juventude começou a mostrar sua força nas jogadas rápidas de ataque. Aos 16 minutos, Wesley Natã fez a jogada pela intermediária e deu assistência para Tiago Marques. O chute saiu rasteiro e Pitol fez a defesa.
Numa cobrança de falta, aos 26 minutos, Itaqui colocou a bola no ângulo, mas Matheus Cavichiolli fez uma extraordinária defesa. Houve ainda no primeiro tempo uma chance clara de gol para cada equipe. O Juventude teve no pé esquerdo de Yago a chance do gol. O chute saiu fraco e Itaqui salvou quase sobre a linha. Em seguida, Marcinho arrancou em velocidade e caiu na entrada da área. A bola sobrou para Juninho, que mandou para fora a chance viva de gol.
No segundo tempo, o Brasil voltou trabalhando mais a bola e dominando a partida, sem correr risco no contra-ataque do adversário. As finalizações escassearam nessa parte do jogo, apesar da insistência do Rubro-Negro. Até que, aos 28 minutos, Nem arriscou de fora da área e Matheus mandou a bola para escanteio. Em seguida, Calyson soltou a bomba e Micael salvou o Juventude, quando o goleiro já estava vencido no lance.
Foi na bola alta que saiu o gol. Aos 39 minutos, Itaqui cobrou uma falta do lado direito. Lincom se antecipou a marcação e mandou a bola para rede. Enfim, a vantagem. Uma vitória merecida.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Evaldo
Marlon
Leandro Leite
(Nem)
Itaqui
Juninho
(Misael)
Rafinha
(Calyson)
Marcinho
Lincom
Técnico: Clemer
JUVENTUDE
Matheus Cavichiolli
Tinga
Domingues
Micael
Mateus Santana
Bruninho
(Maurício)
Lucas
Yago
(Juninho)
Wesley Natã
(Yuri Mamute)
Leílson
Tiago Marques
Técnico: G. Dal Pozzo
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: José Diógenes Padovani de Andrade (ES)
- Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
- Cartões amarelos: Itaqui (B): Lucas e Wesley Natã (J)
- Gol: Lincom (39 minutos do segundo tempo)