DANÇA : Aulas de ballet clássico e jazz na Zona Norte
Com ensaios realizados semanalmente na Associação Comunitária Cohab Tablada, grupo de dança tem conquistado premiações
Por Carlos Cogoy
Inscrições abertas para novas alunas nos cursos de ballet clássico e jazz. Trata-se do Grupo de Dança Mariana Espilman, cujas aulas acontecem na sede da Associação Comunitária Cohab Tablada – avenida Visconde de Pelotas 423. Atualmente, o grupo está aceitando novas participantes, pois estão sendo preparadas apresentações para a agenda cultural da Feira do Livro deste ano, bem como para o espetáculo de fim de ano. A coordenadora, professora Mariana Teixeira da Silva, acrescenta que informações adicionais podem ser obtidas na internet, acessando “facebook.com/marianaespilman”
TRAJETÓRIA – Mariana conta como surgiu a ideia das aulas na Zona Norte. Mestranda na Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFPel), ela se aproximou da Cohab Tablada, ao desenvolver projeto com base na prática da dança. Mariana menciona: “Tenho ministrado aulas num projeto de dança, que foi idealizado por mim no bairro Cohab Tablada 2, e que hoje está vinculado à Associação Comunitária. O nosso projeto começou a partir de uma demanda das próprias crianças, residentes no local, que desejavam praticar o ballet clássico. Eu, na época, cursava educação física, unidade da UFPel que fica muito próxima da Tablada. Então, passei a ministrar aulas na associação. E começamos com dez alunas, até que o projeto foi tomando proporções cada vez maiores. O grupo tem como incentivador o vereador Marcos ‘Marcola’ Ferreira, que é uma das lideranças mais ligadas à Zona Norte da cidade. Assim, como o nosso grupo está localizado nessa região, o vereador sempre atende nossas demandas e solicitações quando estamos produzindo espetáculos, ou diante de logística para os deslocamentos, em especial as viagens até os eventos e festivais”.
GRUPO – A pelotense Mariana começou no ballet aos quatro anos. Ela recorda que, ao fim dos anos noventa, iniciou o aprendizado no então Ballet Antonia Caringi. Sua formação básica, ressalta, está no ballet clássico e o jazz. Posteriormente, cursou a licenciatura em educação física na UFPel. Mariana divulga os dias e horários das modalidades oferecidas à comunidade da Zona Norte. O minijazz, para crianças entre quatro e sete anos, acontece às sextas das 18h às 19h, e aos sábados das 10h às 11h. Já o jazz para iniciantes, tem encontros nas sextas das 19h às 20h, e aos sábados das 11h ao meio-dia. “O grupo ensaia frequentemente, principalmente agora que está chegando a apresentação na Feira do Livro, bem como para a criação do espetáculo que mostraremos no fim do ano. Na montagem de encerramento do ano, estaremos apresentando trabalhos coreográficos inéditos. A data ainda está sendo definida, e será devidamente divulgada para que todos possam prestigiar o trabalho desenvolvido junto à comunidade da Tablada”, diz Mariana, que é a autora das coreografias do grupo de dança.
DANÇA ZONA NORTE – Entre as perspectivas e objetivos do grupo Mariana Espilman, estão projetos que valorizam a dança. Assim, o grupo planeja, através do edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA), dispor de recursos para apresentação. “A ideia é a realização de espetáculo, contando com os bailarinos do grupo, e também crianças de escolas carentes do bairro. Com isso, oportunizando a todos a prática da dança. Também estamos projetando o “1º Dança Zona Norte” de Pelotas, iniciativa direcionada a valorizar os grupos e companhias da região norte.
Destaque em festivais na região
O grupo de dança Mariana Espilman, com atividades na Associação Comunitária Cohab Tablada, tem representado Pelotas em festivais na Zona Sul. A professora Mariana Teixeira da Silva menciona: “Nosso grupo participa de diferentes eventos em Pelotas e na região sul do Estado, sempre trazendo premiações para nossa comunidade. No final do mês de abril, participamos do ‘Jaguarão em Dança’, e nosso grupo obteve um dos prêmios mais importantes da nossa trajetória. Trata-se do ‘Destaque em jazz infantil’. O feito muito nos orgulha, pois competimos com grupos de Porto Alegre, Pelotas e Uruguai”.
PREMIAÇÕES – Em 2014, no Festival Binacional de Dança de Arroio Grande, o grupo pelotense conquistou o primeiro lugar com a coreografia “Pelas ruas de Nova York”, também se destacando como “Grupo Infantil”. No ano seguinte, conquista do segundo lugar com a coreografia “Entre bonecas e pirulitos”. Conforme Mariana, competindo com grupos gaúchos e também do Uruguai, houve médias supeior a 9,0. Ano passado, primeira colocação no jazz infantil, e terceiro lugar no estilo livre pré-infantil. Neste ano, como já mencionado pela coordenadora, grupo foi “supercampeão” em Jaguarão. O projeto da Tablada conquistou o primeiro lugar no Festival de Dança de Jaguarão, e destaque no jazz infantil. Também foi premiado com a segunda colocação no ballet clássico infantil. E, no Dança Arroio Grande, primeira colocação no estilo livre, e segundo no jazz. Já no Santa Maria em Dança, primeiro lugar no estilo livre infantil, e segundo lugar no jazz júnior.