BRASIL : Quem vai substituir Marcinho?
São quatro candidatos a essa vaga na equipe do Brasil, mas treino indica escolha de Elias
Elias, Juninho, Rafinha ou Cassiano? Quem será o substituto de Marcinho na equipe do Brasil nesta terça-feira diante do América/MG no Bento Freitas pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Não faltam opções para o técnico Clemer escolher que irá ocupar a vaga aberta pela suspensão do titular. Evaldo e Breno entram nos lugares de Teco e Marlon, respectivamente, que também estão suspensos.
De todos os meias-atacantes do Brasil, Marcinho foi quem mais jogou desde que Clemer chegou ao clube. Foi titular em todas as partidas. Ele não enfrentará o América, porque recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo diante do Internacional. No treino deste domingo, Clemer indicou que Elias possa ser o escolhido para começar a partida diante dos mineiros. Essa é uma dúvida que irá até pouco antes da partida.
O outro extrema do Brasil deve ser Misael. A vaga centralizada do meio-campo também é uma disputa aberta. Rafinha e Calyson estão se revezando nessa função. No jogo passado, o escolhido foi Calyson, enquanto Rafinha começou a partida diante do Juventude na penúltima rodada. A provável formação rubro-negro para enfrentar o América é Marcelo Pitol; Eder Sciola, Leandro Camilo, Evaldo e Breno; Leandro Leite, João Afonso, Misael, Calyson (Rafinha) e Elias; Lincom.
TABELA – O Brasil fechou a rodada na 10ª colocação, com 37 pontos. A distância para o Z-4 é de apenas três pontos. Isso aumenta a necessidade de vitória no jogo desta terça-feira para não crescer o risco nesta equilibrada disputa contra o rebaixamento. A projeção é de mais oito pontos em nove jogos para assegurar a permanência na Série B de 2018.
Além do Brasil, o Paysandu e o Boa estão com 37 pontos; o CRB tem 36; Goiás e Figueirense, com 35; Guarani e Luverdense, com 34. Neste momento são esses os times ameaçados por uma vaga na zona de rebaixamento, a qual é ocupada atualmente pela equipe de Lucas do Rio Verde.
América repete futebol competitivo
O adversário do Brasil nesta no Bento Freitas, o América/MG, voltou a jogar bem e derrotou o Luverdense por 2 a 1, sábado, no Independência. A atuação consistente do Coelho valeu a manutenção da vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B, com 54 pontos – três a menos do que o Internacional. Luan e Ernandes marcaram os gols do time mineiro, enquanto William descontou para os visitantes.
O América começou a encaminhar a vitória bem cedo na partida. Luan aproveitou uma cobrança de escanteio e mandou a bola para a rede. Ainda no primeiro tempo, o Coelho ampliou com Ernandes num contra-ataque puxado por Matheusinho. Em seguida, William descontou para o time mato-grossense. Resultado manteve o Luverdense na zona de rebaixamento, com 34 pontos.
Na partida deste sábado, o América jogou com João Ricardo; Norberto, Messias, Rafael Lima e Pará; Ernandes, Juninho e Rui (Zé Ricardo); Matheusinho, Bill (Renan Oliveira) e Luan (Edno). O técnico Enderson Moreira destacou o resultado mais do que a atuação.
“Hoje, não foi um jogo maravilhoso, nosso time tecnicamente pecou um pouquinho, mas é uma equipe extremamente competitiva, uma equipe que, mesmo quando as coisas não funcionam bem, cria situações, sabe como fazer. Mas o mais importante foi a vitória. Não tem dúvida nenhuma que era muito importante esse resultado”, disse o treinador.
Turma do G-4 abre distância
Com a vitória do Ceará no confronto direto com o Oeste, sábado, na Arena Barueri, em Barueri, quatro equipes se distanciaram nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro da Série B. A nove rodadas do fim da competição, o quarteto formado por Internacional, América/MG, Paraná e Ceará – todos venceram na 29ª rodada – indica que ficará com as vagas no acesso à primeira divisão.
O Oeste vinha sendo a ameaça aos times do G-4, mas perdeu o duelo direto com o Ceará por 1 a 0. O gol foi marcado por Richardson. Com o resultado, o time cearense manteve a quarta posição, com 51 pontos – quatro de vantagem para o quinto colocado, que é o Vila Nova. O time goiano empatou o clássico com o Goiás por 0 a 0 no Serra Dourada, e leva vantagem sobre o Oeste no número de vitórias.
O Internacional abriu 10 pontos de vantagem sobre o quinto colocado. Segue na liderança, mas perseguido pelo América, que tem três pontos a menos. O Paraná é o terceiro colocado. Na ponta de baixo da tabela, a diferença do 10º colocado para o 17º (primeiro da zona de rebaixamento) é de apenas três pontos.
29ª rodada
Segunda-feira, 9/10
- Internacional 1×0 Brasil
Sexta-feira 13/10
- Paysandu 0x0 CRB
- Paraná 2×1 Criciúma
- Juventude 0x2 Londrina
Sábado, 14/10
- ABC 1×0 Boa
- Figueirense 2×1 Santa Cruz
- Vila Nova 0x0 Goiás
- América/MG 2×1 Luverdense
- Náutico 2×0 Guarani
- Oeste 0x1 Ceará
30ª rodada
Terça-feira, 17/10
- Guarani x ABC
- Londrina x Figueirense
- Boa x Internacional
- Ceará x Paraná
- Santa Cruz x Oeste
- Criciúma x Vila Nova
- Brasil x América/MG
- Goiás x Juventude
- Luverdense x Paysandu
- CRB x Náutico