Guarda participa de demonstração de imobilização tática
Mestre de academia especializada em defesa pessoal ministrou apresentação para neutralização de oponentes.
Dez integrantes da Guarda Municipal participaram de uma demonstração de imobilização tática. A aula de Sipalki, uma arte marcial coreana, aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º), na Escola Black Dragon, onde os oficiais conheceram o potencial da metodologia para o uso progressivo da força nas intervenções ostensivas.
O mestre Ricardo Chagas de Souza apresentou procedimentos básicos para os agentes atuantes tanto na área urbana quanto na zona rural do Município. A principal característica da atividade é possibilitar o domínio de estratégias de defesa pessoal capazes de neutralizar o oponente com o menor dano possível, sem precisar sacar arma de fogo ou recorrer a outros métodos mais agressivos de contenção.
O aumento da segurança nas abordagens e na condução de suspeitos até as viaturas, por exemplo, são ganhos importantes no conjunto de benefícios que pode ser agregado à qualificação dos agentes. “Os policiais enfrentam o mais variado tipo de situação nas ruas e a ação ostensiva precisa estar preparada para esta realidade”, apontou o mestre.
O comandante da GM Ladislau Neto, justificou que o crescimento dos índices de violência exige um método ainda mais qualificado no policiamento para fazer o uso progressivo da força. “Essas técnicas vão transmitir mais confiança para o agente atuar, garantir a integridade do oponente e usar o mínimo de técnicas agressivas para conter o agressor”, destacou Neto.
O fortalecimento do condicionamento físico, melhorias no controle psicológico e emocional são outras vantagens alcançadas com o desenvolvimento da prática. Nas próximas semanas, outras turmas da GM terão a oportunidade de passar pela mesma capacitação.