Só vitória alivia drama do Brasil
O Brasil conseguiu complicar o que estava bem encaminhado. A permanência no Campeonato Brasileiro da Série B está se tornando um tormento para os rubro-negros. Sem vencer há cinco partidas, o time xavante está com a mesma pontuação do primeiro concorrente da zona de rebaixamento. Esse drama só será aliviado com vitória diante do Paraná nesta terça-feira, às 20h30, no Bento Freitas, pela 34ª rodada da competição.
Nas últimas cinco partidas, o Brasil somou apenas dois pontos. Isso determinou a queda no aproveitamento para 39%. Caiu também o percentual de aproveitamento do técnico Clemer. Agora é de 40,7%. A situação da equipe e do treinador só será amenizada com vitória diante dos paraenses, que estão no outro extremo da tabela de classificação. O Paraná é o quarto colocado, com 56 pontos.
A diretoria do Brasil recorre ao apoio da torcida neste momento crítico na temporada. Os ingressos, que durante quase todo o campeonato foram vendidos a R$ 60,00, estão custando apenas R$ 10,00. Essa promoção vale até às 13h. O associado pode levar outro torcedor junto. A intenção é ter o estádio lotado, com a torcida empurrando a equipe para a vitória.
EQUIPE – Nos dois últimos jogos, Clemer optou por uma estratégia, que postava a equipe na defesa e buscava a saída em velocidade. Não deu certo, especialmente na partida passada – derrota de 2 a 0 para o Figueirense. O treinador anunciou que irá desmanchar a trinca de volantes, fazendo o time retornar ao 4-2-3-1. Juninho está com desconforto muscular e desfalca a equipe.
Lincom retorna ao comando do ataque. O centroavante continua sendo o artilheiro da equipe, com sete gols. O volante que sai do time é João Afonso. Na linha de três meias reaparece Misael entre os titulares.
POSTURA
Clemer espera que o comportamento do time possa corresponder a expectativa da torcida. “O jogador não pode se omitir. Tem que jogar com organização, não com loucura. O torcedor vai quer um time aguerrido e por esse caminho que entendo que nós devemos seguir. Temos cinco jogos, que serão cinco decisões”, diz o treinador.
A principal preocupação de Clemer é com a finalização das jogadas ofensivas. O Brasil vem penado para marcar gol nos últimos jogos. Em cinco partidas, o ataque marcou apenas três gols. “Temos falhado na hora de botar a bola para dentro”, reconhece.
Paraná defende 4ª posição
O Paraná sofreu um duro baque na rodada passada, quando perdeu em casa para o Oeste – confronto do quarto contra o quinto colocado na Série B. O resultado surpreendente em Curitiba deixou o time paranista ao alcance do de São Paulo nesta rodada, porque a diferença caiu para apenas um ponto: 56 contra 55. É nesta condição, defendendo o quarto lugar, que os paranaenses chegam ao Bento Freitas.
A boa notícia para o técnico Matheus Costa é que Renatinho está em condições de ser escalado diante do Brasil. O artilheiro da equipe na competição, com nove gols, tem jogado no sacrífico nas últimas partidas. Quem também andou ficando fora das atividades foi o zagueiro Brock, mas não preocupa para o jogo desta noite em Pelotas.
Matheus Costa destaca que o Paraná depende apenas de suas forças para continuar no G-4 da Série B. “Temos que fazer o nosso papel, Quem está no G-4 somos nós. Para permanecermos, temos que fazer nossos resultados. Temos um jogo decisivo em Pelotas, temos que fazer nosso resultado”, comentou o treinador.
O Paraná tem baixo aproveitamento como visitante. Ganhou apenas três vezes fora de casa: 2 a 1 no Náutico, 1 a 0 contra o Goiás e 4 a 0 diante do Guarani. Empatou seis vezes e perdeu sete jogos como visitante.
Agonia para evitar queda
Depois de torcer ontem pelo Internacional contra o Luverdense, o Brasil conta nesta terça-feira com ajuda do Ceará diante do Guarani e do Juventude no jogo com o CRB. Esses concorrentes separam o time xavante da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B. É fundamental, porém, que o Xavante faça sua parte diante do Paraná, no Bento Freitas.
A 34ª rodada nesta quarta-feira traz como destaque a sequência da luta contra o rebaixamento. Às 21h30, o CRB enfrenta o Juventude no Rei Pelé, em Maceió; e o Guarani joga diante do Ceará no Castelão, em Fortaleza. A exemplo do Brasil essas duas equipes estão com 39 pontos, beirando a zona de rebaixamento. O Boa, que também está ameaçado – tem 40 pontos – encara o Criciúma, às 19h15, em Santa Catarina.
No outro extremo da tabela, o Oeste pode entrar na zona de classificação (G-4) se vencer Figueirense, em Barueri; e o Paraná perder ou empatar com o Brasil em Pelotas. Os demais jogos da rodada são: 19h15 – Vila Nova x Santa Cruz e América/MG x ABC; 20h30 – Brasil x Paraná, Oeste x Figueirense, Náutico x Paysandu e Londrina x Goiás.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Teco
Marlon
Leandro Leite
Itaqui
Marcinho
Rafinha
Misael
Lincom
Técnico: Clemer
PARANÁ
Richard
Cristovam
Maidana
Brock
Igor
Gabriel Dias
Vinícius Kiss
João Pedro
Renatinho
Robson
Alemão
Técnico: Matheus Costa
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Data: 7/11/2017 (terça-feira)
- Horário: 20h30
- Árbitro: Eduardo Thomaz de Aquino Valadão (GO)
- Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Edson Antonio de Souza (GO)
- Quarto árbitro: Anderson Farias (RS)