Osório ganha espaços de convivência
A rua General Osório começa a receber espaços de convivência, próprios para beneficiar a população. Entre a rua Gomes Carneiro e a General Argolo, estão em instalação 129 bancos com estrutura metálica e assentos de madeira em áreas onde há pontos de projeção das calçadas sobre a pista ou nos passeios junto ao meio-fio.
Os espaços especiais podem ser utilizados para momentos de descanso de pedestres, para breve parada para reorganizar a agenda, ou como ponto de referência ou de encontro entre as pessoas.
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) informa que, simultaneamente à instalação dos bancos, a Osório também recebe lixeiras e paisagismo. Árvores e grama compõem o ambiente dos avanços das calçadas e dos canteiros junto aos meios-fios.
Os avanços das calçadas – um por quadra entre a Gomes Carneiro e a Argolo – são de dois tamanhos. Onde há estacionamento oblíquo, são de cinco metros de largura a partir do meio-fio; nas quadras de estacionamento paralelo, são de 2,20 metros.
O projeto de requalificação da General Osório traz intervenções profundas. Nos 3,3 km de extensão, entre Gomes Carneiro e avenida Dom Joaquim, a via passou a contar com corredor exclusivo de concreto para transporte coletivo e as pistas receberam asfalto novo. Drenagem, sinalização vertical e horizontal, acessibilidade e iluminação com led fazem parte das transformações, assim como mobiliário urbano e paisagismo.