Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

UFPEL : Novos moradores da Casa do Estudante estão instalados

03 dezembro
15:09 2017

Alunos moradores da Casa do Estudante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) têm um novo lugar para chamar de seu. Há um mês os acadêmicos estão na nova moradia, que fica na Rua Três de Maio, esquina Santa Tecla.

Enquanto isso, a Universidade passa pelo processo de desocupação do antigo prédio, alugado, que historicamente cumpriu a função de moradia estudantil pública na cidade de Pelotas desde a década de 1970.

“Estou muito feliz por estar aqui. É uma grande conquista, um espaço melhor e mais digno para se viver”, resume um dos moradores do apartamento 404, o estudante de Odontologia Marcelo Pereira da Silva, 24 anos. Natural de Parauapebas, no Pará, o acadêmico fez de Pelotas sua segunda casa desde 2015 e destaca especialmente a estrutura do novo local.

A nova Casa recebeu os alunos que se mudaram da antiga, outros que migraram do Auxílio-Moradia e ainda intercambistas e indígenas.

A nova Casa recebeu os alunos que se mudaram da antiga, outros que migraram do Auxílio-Moradia e ainda intercambistas e indígenas.

O prédio, de 60 apartamentos, nunca havia sido habitado. Agora, começa a ser lar para 300 pessoas. Já estão sendo utilizados espaços coletivos do andar térreo, como Lavanderia, Sala de Convivência, Sala de Eventos, Sala de Informática. Em breve, estarão finalizados a cozinha e o Restaurante Universitário. Da mesma forma, o contrato de manutenção do elevador já está sendo licitado para que possa entrar em operação.

Na avaliação do chefe do Núcleo de Políticas Educacionais da UFPel, Rosendo Caetano, a Universidade passa a ter a melhor casa, em condições de estrutura, da Metade Sul e do Noroeste do estado. Segundo ele, foram três meses de preparação para a mudança, que incluiu visitas a instituições de ensino para conhecer funcionamentos, situação de qualidade de vida, sistemas de gestão e políticas pedagógicas relacionadas à moradia estudantil.

A nova Casa recebeu os alunos que se mudaram da antiga, outros que migraram do Auxílio-Moradia e ainda intercambistas e indígenas. Logo, abrigará ainda estudantes aprovados na seleção feita recentemente. “A mudança foi muito tranquila”, conta.

Estimando ser talvez o morador mais antigo atualmente, Jason Borba, 29, ingressou na CEU em 2009, para cursar Ciências Sociais e hoje é mestrando em Sociologia. Mora na parte do prédio dedicada aos estudantes de pós-graduação, uma novidade na assistência estudantil. Para ele, houve ganhos em aspectos como espaço, que foi ampliado, e a cozinha própria do apartamento, o que não existia na Casa antiga. “Em questão de qualidade de vida, vai melhorar muito. Vamos estudar melhor e isso é fundamental”, opinou.

PRÉDIO fica na Rua Três de Maio esquina Santa Tecla

PRÉDIO fica na Rua Três de Maio esquina Santa Tecla

NOVA CASA DO ESTUDANTE
Rua Três de Maio, esquina Santa Tecla
Capacidade: 60 apartamentos – 20 de um quarto (com capacidade para três estudantes) e 40 de dois quartos (que abrigam seis pessoas), todos com sacada, banheiro completo e isolamento acústico
– Wi-fi em todos os andares
– Lavanderia
– Sala de Convivência
– Sala de Eventos
– Sala de Informática
– Restaurante Universitário
– Linha do Transporte de Apoio
– Portaria 24 horas
– Todos os andares e área externa guarnecidos por câmeras de segurança

Cada apartamento tem o mobiliário básico:
– Mesa com quatro cadeiras
– Balcão com pia
– Geladeira
– Varal portátil
– Cortina para Box
– Duas poltronas
– Dois puffs
nova Casa do Estudante 03– Tanque para roupas
– Mesa de estudos
– Rack para TV
– Um armário por morador

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções