NEGÓCIOS XAVANTES : Caprini não vem mais, Casagrande e Colaço confirmados e Van Basty interessa
O Brasil oficializou a contratação do centroavante Casagrande, mas Caprini não vem mais para o Bento Freitas. Para o meio-campo, o volante preferido é Van Basty, 23 anos, que estava no Barra de Santa Catarina. Desta maneira, o time rubro-negro vai mostrando sua cara para a disputa do Campeonato Gaúcho, que começa no dia 17 de janeiro, com o jogo diante do Juventude, às 19h30, em Pelotas.
A contratação de Casagrande estava definida há mais ou menos um mês, mas somente agora é que o Brasil confirmou o contrato com o jogador, que disputou a Série B de 2017 pelo Boa Esporte. Caprini seria emprestado pelo Juventude ao Xavante, mas o atacante foi destaque da Seleção Gaúcha na conquista da Copa de Seleções Estaduais da categoria sub-20. Por essa razão, o clube caxiense resolveu seguir apostando no talento desse jovem jogador.
Outro jogador confirmado pela diretoria é Bruno Colaço. Lateral esquerdo, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, Colaço tem 27 anos e vestirá vermelho e preto na próxima temporada. Bruno Bairros Collaço tem uma longa trajetória no futebol. Criado nas categorias de base do Grêmio, clube o qual se profissionalizou, ele acumula passagens por Ponte Preta, Goiás, Náutico, Chapecoense, Joinville, Sochaux da França e Juventude, antes de chegar ao Bento Freitas. Na sala de troféus, um Gauchão pelo Grêmio, em 2010, e duas Série B, em 2012 pelo Goiás e 2014 pelo Joinville.
A diretoria do Brasil não confirma o interesse por Lucas Vinícius, que é do grupo de transição do Grêmio. O volante pretendido é Van Basty, que já jogou pelo Campinense, Brasília e Almirante Barroso, além do Barra. É um meio-campista canhoto. Portanto joga pelo mesmo lado do que Itaqui, que recebeu uma proposta do clube, estendendo o contrato até o final de 2018. É uma forma de compensar a oferta feita ao volante pela Ferroviária. A resposta de Itaqui estava prevista para a noite de ontem e a tendência era de ele seguir no Bento Freitas.
Heverton e Alisson Farias são outros jogadores contratados pelo Brasil. O goleiro Marcão foi aprovado pelo técnico Clemer, após aval do treinador de goleiros Alex Lessa, porque, entre outras virtudes, tem habilidade para utilizar os pés na saída de jogo.