PRIMEIRA META : Começa missão “Título do Interior”
Com um grupo modificado e rejuvenescido, Brasil abre temporada de 2018, com 31 jogadores
Com a pretensão de ser candidato pelo menos ao título do Interior no Campeonato Gaúcho, o Brasil começou nesta quarta-feira a temporada de 2018. Trinta e um jogadores se apresentaram no Bento Freitas. Um grupo bem diferente, com apenas oito remanescentes do ano passado. Também rejuvenescido e formado de acordo com as ideias (táticas, inclusive) do técnico Clemer.
Houve três novidades na lista de apresentação (jogadores que não tinham ainda sido anunciados): o volante Zé Augusto (21 anos), da equipe de transição do Grêmio; o atacante Dudu (22), que estava no Boston River do Uruguai; e o meia-atacante Matheus Lima (21), que andava no Fluminense de Joinville. São mais três jovens num grupo, que conta com muitas “caras novas”. O presidente Ricardo Fonseca promete um elenco de qualidade para a disputa do Gauchão – e já servindo de base para o Brasileiro da Série B.
“Quando a bola rolar, vocês vão ver um grupo forte, equilibrado e também rejuvenescido”, diz o dirigente. O número de jogadores remanescentes da temporada passada ficou ainda menor: Breno recebeu uma proposta do Goiás e rescindiu contrato com o clube. A diretoria do Brasil desistiu também de tentar a renovação do contrato de Cassiano. Artur foi contratado para a vaga na lateral-esquerdo. Falta mais um atacante para substituir Cassiano, que deve ir para o Paysandu.
O tempo de preparação para o Gauchão será curto. Serão apenas 19 dias de treinos até a estreia na competição, diante do Juventude, no dia 17 de janeiro, no Bento Freitas. E aí sim será mostrada a força de um grupo, que custa menos do que o do Campeonato Gaúcho de 2017 (redução de R$ 100 a 150 mil no orçamento) e que tem propósito maior: ao invés de lutar contra o rebaixamento, a intenção é buscar o topo pelo menos na disputa entre a turma do interior.
Grupo 2018
Goleiros: Marcelo Pitol, Carlos Eduardo, Marcão e Leonardo
Laterais: Eder Sciola, Ednei e Bruno Colaço
Zagueiros: Leandro Camilo, Gustavo Bastos, Heverton, Rafael Dumas, Nirley (*) e Eduardo
Volantes: Leandro Leite, Itaqui, Vacaria, Van Basty, Zé Augusto e Igor
Meias: Calyson, Mossoró, Toty, Deyvid Sacconi e Matheus Sun
Atacantes: Alisson Farias, Robério, Casagrande, Matheus Lima, Dudu, Luiz Henrique e Chrigor
*Em recuperação de lesão
Comissão técnica
Técnico: Clemer Melo da Silva
Auxiliares: José Leão, Rubens Cardoso e Gustavo Papa
Preparador físico: João Goulart
Preparador de goleiros: Alex Lessa
Analista de desempenho: Marcos Zambiasi
Diretor executivo de futebol: Vinícius Sinotti
Supervisor de futebol: Rafael Maydana