General Osório começa a ganhar abrigos novos
Em breve, usuários do transporte coletivo das linhas com itinerário pela rua General Osório contarão com o conforto de novos abrigos nas paradas. A primeira etapa prevê a instalação de 22, entre as ruas Gomes Carneiro e Sete de Setembro. Os módulos são de cinco metros por dois de largura. A proteção das laterais e do fundo são de vidro temperado de oito milímetros, e o teto, além desta característica, é jateado de areia. Na manhã desta quarta-feira (3), o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, acompanhou a instalação das primeiras estruturas metálicas. Ele enfatizou que a colocação dos abrigos sinaliza o ingresso na fase final de execução da requalificação da rua General Osório e mostra mais uma etapa contemplada pelo projeto.
“Mais de 90% das grandes obras realizadas pelo Município se desenvolvem com a cidade em movimento, em plena rotina diária. Por isso, pedimos compreensão à população. As críticas feitas durante a execução dos projetos tornam-se vazias, porque é preciso esperar para avaliar os resultados finais”, ponderou Paulo Morales.
Os bancos dos abrigos da Osório terão a estrutura de metal galvanizado. Todos os abrigos contemplam a acessibilidade, com local para cadeirantes.
“Abrigos fazem muita falta. Nós precisamos de proteção contra a chuva, o sol e o vento. Os abrigos serão modernos e amplos. O modelo está aprovado!”, exclamou a usuária Marisa Scheunemann, que utiliza o transporte coletivo para Vila Princesa diariamente.
Entre as ruas Gomes Carneiro e Sete de Setembro, onde serão colocados os primeiros 22 abrigos, certas quadras contarão com maior número de estruturas. Entre as ruas Tiradentes e Lobo da Costa, dez abrigos serão instalados; entre a Floriano e a Sete de Setembro, oito abrigos, detalhou o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam.
O projeto de requalificação da Osório prevê, além dos abrigos de ônibus, a implantação de mobiliário urbano composto por 109 lixeiras, 129 bancos, bicicletários e o plantio de 238 árvores da espécie extremosa. O investimento na transformação da via é de R$ 9,5 milhões em 3,3 km de extensão, entrea rua Gomes Carneiro e a avenida Dom Joaquim. A execução do projeto está a cargo da SBS Construções Ltda, sob gerenciamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
A General Osório já conta com asfalto novo, drenagem, acessibilidade, calçadas mais largas, corredor de concreto exclusivo para ônibus, iluminação pública de led, sinalização vertical e horizontal, paisagismo e outras mudanças.