EXPOSIÇÃO : Desenhos e aquarelas no “Kalanchoe”
Estudante de artes visuais na UFPel, Théo Gomes está realizando a 15ª mostra individual no Kalanchoe Cactus y Suculentas
Por Carlos Cogoy
Diferentes temáticas em técnicas variadas. As criações mostram um pouco da criatividade do artista visual Théo Gomes. Desde dezembro, ele está com apresentando desenhos, aquarelas, e trabalhos em spray. Trata-se de sua 15ª mostra individual, e o local é o espaço Kalanchoe Cactus Y Suculentas – rua Félix da Cunha 461. Conforme o bajeense Théo Gomes, que está radicado em Pelotas, onde cursa o bacharelado em artes visuais na UFPel, a mostra permanecerá no local até o início de março. A visitação pode ser feita entre 10h e 18h, e “Kalanchoe” está situado entre as ruas Dom Pedro II e General Telles. “O local é novo, um café com exposição permanente de móveis, luminárias e cactos”, explica o artista. Informações: 9 8109.0481.
ARTE – Os trabalhos que integram a mostra, informa o artista, podem ser comercializados. Ele menciona que está apresentando alguns dos desenhos, desenvolvidos em nanquim e giz pastel, bem como obras elaboradas em aquarelas, e também com a técnica do spray. “Estou expondo, em dimensões variadas, a seleção da minha mais nova produção de desenhos, trabalhos em spray e aquarelas. Durante o período da mostra, estaremos definindo um momento para uma fala com o público. É a minha 15ª exposição individual, e participo de mostras desde os doze anos. Assim, nessa trajetória, também tive a oportunidade de participar de diversas coletivas. Prestes a concluir a formação em artes visuais na UFPel, meu estilo tem amadurecido, pois fui adquirindo mais conhecimento, tanto em relação à história da arte, quanto ao aprendizado técnico. E passei à inserção de outros materiais e superfícies, analisando melhor o meu trabalho, refletindo sobre o ato de desenhar. Mas sempre procurando registrar o mundo através da minha visão”, diz Théo. Ele acrescenta que, entre as iniciativas neste ano, pretende levar a exposição para galerias em Pelotas e Bagé. Além disso, também está elaborando projeto para participar de editais públicos da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).
INFLUÊNCIAS – Théo conta que a primeira influência foi do avô desenhista. Aos nove anos, em Bagé, começou aulas de desenho no Centro de Desenvolvimento da Expressão Odessa Macedo. Adolescente, motivou-se pelo grafite, artes gráficas, ilustrações, capas de discos e CDs. Na UFPel, destaca o aprendizado no estudo sobre arqueologia pré-colombiana. As diferentes fontes foram moldando o artista que se expressa com variadas abordagens. “Posso pontuar em desenho, grafite, pitura e mais recentemente a tatuagem. Tenho trabalhado sob encomenda, customizando roupas, e também na ilustração vetorizada. Para divulgar meu trabalho, recorro às plataformas digitais. Não tenho um nicho específico, pois a arte tem de ser mostrada para todos. Nos desenhos que crio, tento passar a minha identidade”, esclarece. Exemplificando o quanto sua arte tem dialogado com realidades distintas, Théo cita que participou do “Ilustrarte”, exposição coletiva no Shopping Pelotas, bem como integrou a exposição “Ocupa”, pintando as quatro paredes da sala da Ocupação Coletiva de Arteirxs (OCA), nas imediações do Porto.
ESTÚDIO “Shock Urbano”, anexo à loja Mercado Skate Shop – rua Andrade Neves 2.084 -, tem sido o espaço para a prática da tatuagem. Contatos via Facebook Théo Gomes, ou no instagram “@theogomesarte”. Informações também no fone: 9 9996.7243. Email: [email protected]