CULTURA: Catedral Anglicana recebe hoje Violino e Cravo
Recital comemorativo aos 95 anos do Conservatório de Música da UFPel. Nesta terça-feira às 20h na Catedral Anglicana do Redentor – esquina das ruas Telles e 15 de Novembro -, recital reunindo Fernando Cordella (cravo), e Tiago Ribas (violino). A programação será gratuita.
CRAVO que será tocado por Cordella é uma réplica de um Christian Zell de 1737, confeccionado em Hamburgo na Alemanha. O original encontra-se no Museu de La Musica de Barcelona na Espanha. Ele divulga: “O cravo é um instrumento de teclado anterior ao século 20. Diferentemente do piano, cujas cordas são percutidas por martelos, no cravo as cordas são pinçadas por plectros, geralmente feitos de bico de pena de ganso. Costuma-se dizer que o cravo é o ‘avô’ do piano, já que, entre o cravo e o piano, situa-se o ‘piano-forte’. O instrumento fascina por sua clareza de ataque e timbre, o que o torna ideal para a música polifônica. O ouvinte acostumado à sonoridade do piano poderá ter uma grata surpresa ao perceber que a clareza de articulação do cravo, advinda da mecânica do instrumento e dos dedilhados ‘históricos’ escolhidos pelo cravista, apresenta uma pontuação da melodia diferente da habitual, valorizando a ressonância do instrumento e conferindo à música agilidade, humor, transparência, elegância e eloqüência”.
MÚSICOS – Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio, da Sociedade Bach Porto Alegre e da Orquestra de Câmara de Carazinho, onde atua como maestro titular. Na capital gaúcha, é fundador dos grupos Capela Strumentale e Concerto Barroco. Atua em orquestras como a OSPA, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, SESI/FUNDARTE, Sinfônica da UCS e UNISINOS. Tiago Ribas é docente da graduação em música da UFPel, onde leciona violino e prática de orquestra.
Sarau Poético-Musical na Bibliotheca Pública Pelotense
Hoje às 19h30min no salão térreo da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), 36ª edição do projeto Sarau Poético-Musical. Em destaque nesta terça, o centenário do poeta e compositor Vinicius de Moraes. Trata-se de segundo sarau dedicado ao poeta, já que em abril houve abordagem através de explanação e música. O enfoque de hoje “Vinícius & Cia. – obra musical e parcerias de Vinícius de Moraes na MPB”, será com o pesquisador, poeta e comunicador Gil Fernandes. Na sequência, conforme organizadores, blocos alternando música ao vivo e poesias recitadas pelos autores convidados. ENTRADA FRANCA.
PARTICIPAÇÕES dos poetas Jeronimo Collares, Marília Floôr Kosby, Pablo Ribeiro e Zilá Moraes. A música será com o casal Beto e Izar.
DESTAQUE – Vinícius de Moraes passou a dedicar-se à música nos anos cinquenta. Em 1956 foi lançado “Orfeu da Conceição”, primeiro de 31 discos. Como compositor, mais de trezentas canções. O autor teve parceiros ilustres como Tom Jobim, Baden Powell, Carlos Lyra e Toquinho. Além das letras românticas, Vinicius também contribuiu com versinhos para crianças. Boêmio, fumante e alcoólico, teve a vida abreviada, falecendo aos 67 anos.
Dicas Culturais
DANÇA do “Gato Pelado” com espetáculo no anfiteatro do Colégio Municipal Pelotense. A apresentação será dia 7 às 20h30min, e a montagem “Plant” abordará questões ambientais. Conforme divulgação: “O tema, através do gesto e movimento, enfoca as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, afetando os ecossistemas e a existência humana”. Organizadores ressaltam: “Vamos valorizar a dança escolar, feita com muita dedicação, disciplina e amor à arte-dança”. Antecipado a R$3,00. Na hora, ingresso a R$5,00.
CIA. DA DANÇA apresentará espetáculo dia 8 às 21h no Theatro Guarany. Serão dois momentos: “Así se baila el tango”; “Muito mais que dança”. A programação é comemorativa aos 25 anos da Cia. da Dança. Antecipados podem ser adquiridos na sede da escola, à rua 15 de Novembro 755.