Brasil, vice-líder e invicto enfrenta o lanterna Grêmio na Arena
Ninguém poderia imaginar que o Brasil fosse enfrentar o Grêmio nessa primeira fase do Campeonato Gaúcho numa situação tão desigual em seu favor. Se fosse o inverso não haveria surpresa. O tricampeão da América está na lanterna do estadual, enquanto o Xavante ocupa o topo da tabela de classificação. A partida de hoje, às 21h45, na Arena, em Porto Alegre, é antecipada da sétima rodada.
O Grêmio tem apenas um ponto em cinco jogos. Perdeu as últimas quatro partidas – inclusive a de sábado, contra o Cruzeiro, quando escalou a equipe titular. Só escapa da zona de rebaixamento nessa quarta-feira se vencer o Brasil por três gols de diferença. Nesse caso, irá ultrapassar o São Paulo no saldo de gols ou no item do número de gols marcados. Está pressionado em função dessa situação vexatória na temporada.
O Brasil se encontra numa situação completamente inversa. Ganhou quatro de cinco partidas. Invicto, com 13 pontos – ao lado do Caxias – está numa situação confortável. Só não é líder, porque a equipe serrana tem dois gols (sete a cinco) a mais no saldo. O rubro-negro possui ainda a defesa menos vazada da competição. Só um gol sofrido até agora. Marcelo Pitol não foi superado nos últimos quatro jogos. E aí aparece outra diferença absurda em relação ao Grêmio, que já sofreu 12 gols no Gauchão.
Só não dá para dizer que o Brasil é favorito. A qualidade técnica do Grêmio pode aflorar a qualquer momento. Só que toda a responsabilidade está colocada em cima dos ombros da equipe tricolor. Os comandados de Clemer podem se aproveitar disso para o Xavante voltar a vencer na Arena, repetindo a façanha de 2015, quando ganhou por 1 a 0 – gol de Nena. Leandro Leite é o único remanescente na equipe rubro-negra daquela épica jornada.
Quatro vitórias em seis jogos
O técnico Renato Gaúcho garante que o Grêmio estará classificado para as quartas de final do Campeonato Gaúcho. Para isso, o time titular terá que fazer tudo o que não foi conseguido pela equipe de transição e também por ele próprio no jogo passado: vencer e vencer. A matemática aponta a necessidade quatro vitórias em seis jogos. Seus adversários serão Brasil, Novo Hamburgo e São Paulo em casa; Veranópolis, Juventude e Internacional fora da Arena.
Para a partida de hoje, Renato irá contar com grupo completo, porque Jael e Cícero foram liberados para jogar (eles não treinaram na segunda-feira por causa de lesão). A tendência é de repetição do time do jogo passado, embora exista a hipótese de Alisson entrar no lado direito do meio-campo, com o recuo de Leo Moura para a lateral. No caso sobraria Madson. Ramiro e Arthur seguem fora da equipe.
Três ausências importantes
O Brasil terá três desfalques importantes na partida desta quarta-feira, contra o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. A melhor defesa do Gauchão não terá os dois zagueiros titulares: Heverton e Leandro Camilo. Também não contará com seu artilheiro Luiz Eduardo – autor de três gols no Gauchão. Em compensação, os três emprestados pelo Inter – Mossoró, Alisson Farias e Artur – estarão à disposição de Clemer.
Heverton está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Leandro Camilo foi expulso no final da partida diante do Inter. Os substitutos – Rafael Dumas e Gustavo Bastos – farão a estreia com a camisa xavante na competição. Luiz Eduardo foi vetado pelo departamento médico por causa de uma contratura muscular. Quem será o camisa nove? Matheus Lima, que substituiu Luiz Eduardo contra o São Luiz, ou Robério, que foi usado nos minutos finais do jogo de domingo?
Pode ser ainda que Calyson se mantenha no time, povoando o meio-campo, tornando Alisson Farias em falso nove. Artur é provável que tenha que esperar nova chance no time, porque Colaço foi um dos destaques da vitória contra o Internacional.
GRÊMIO
Marcelo Grohe
Madson
Geromel
Kannemann
Bruno Cortez
Jailson
Maicon
Leo Moura
Luan
Cícero
Everton
Técnico: Renato Gaúcho
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Rafael Dumas
Gustavo Bastos
Bruno Colaço
Leandro Leite
Itaqui
Totty
Mossoró
Alisson Farias
M. Lima (Calyson)
Técnico: Clemer
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
- Data: 7/2/2018 (quarta-feira)
- Horário: 21h45
- Árbitro: Anderson Farias
- Assistentes: Élio Nepomuceno de Andrade e José Eduardo Calza
- Quarto árbitro: Marcello Ignácio Domingues Neto