SEGURANÇA NO CARNAVAL : Prefeitura e BM definem ações
Todo o efetivo da Brigada Militar e Guarda Municipal e os agentes de trânsito serão convocados para atuar no policiamento durante o Carnaval 2018. O reforço na mobilização conjunta foi confirmado na reunião semanal de planejamento no 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), na tarde de ontem.
No encontro, secretarias municipais, órgãos públicos e a Brigada Militar definiram os últimos ajustes na estratégia da segurança na cidade para o período.
Concentração, dispersão e entorno da Passarela do Samba voltam a ter o patrulhamento intensificado neste ano, com a circulação de viaturas e agentes da Guarda e da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). No interior do Sambódromo, uma empresa privada será responsável pela segurança, que também terá o suporte da BM.
A novidade será o acompanhamento, em tempo real, diretamente do Centro Integrado de Operações Municipais da Guarda Municipal (Ciom), que passou a acessar as imagens das câmeras do Laboratório de Videomonitoramento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Com a parceria da instituição, GM e BM podem visualizar a movimentação registrada pelas lentes instaladas na região do Porto e ganham mais uma ferramenta para auxiliar na proteção da comunidade carnavalesca.
“No ano passado, criamos um modelo bem sucedido e tivemos apenas uma ocorrência, que resultou na captura dos criminosos. Com a integração que temos agora e as imagens das câmeras, teremos um resultado ainda melhor” afirmou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira.
POLICIAMENTO EM TODA A CIDADE
Em paralelo à proteção dos participantes da Doce Folia da Paz, o comboio da Operação Integrada – uma das estratégias do eixo Policiamento e Justiça do Pacto Pelotas pela Paz – também deve percorrer diversas regiões e fixar barreiras em pontos estratégicos para apreender armas ilegais, coibir a embriaguez ao volante e a perturbação do sossego público.
O patrulhamento preventivo deve alcançar ainda quem chegar ao Município pelo Terminal Rodoviário de Pelotas, que também será contemplado no plano de segurança elaborado coletivamente.
“Sabemos que o Carnaval carece de uma atenção especial, por isso colocaremos todo o efetivo do 4º BPM no policiamento do evento e para patrulhar a cidade”, garantiu o subcomandante, André Facin.
Representantes das secretarias de Segurança (SSP), de Transporte e Trânsito (STT), de Cultura (Secult), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Qualidade Ambiental (SQA), da Vigilância Sanitária (Visa/SMS), Bombeiros, BM, GM e Conselho Tutelar participaram do encontro, que serviu também para fortalecer a integração das forças policiais e secretarias municipais envolvidas na proteção da comunidade.
“Cada vez mais as pessoas acabam nos veem agir de forma integrada. Vamos trabalhar unidos para oferecer um atendimento melhor”, destacou o comandante do 4º BPM, Eduardo dos Santos Perachi.