Repetição é trunfo Xavante
Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil consegue manter a base da equipe. O que já foi um trunfo para o acesso à primeira divisão se repete agora para a disputa do Campeonato Gaúcho. A “espinha dorsal” é preservada, o que pode representar uma vantagem em relação aos concorrentes na competição, que começa no dia 19 de janeiro. O desafio da diretoria é preencher as carências no elenco, acrescentando a qualidade que é exigida no Gauchão.
Quatro titulares da defesa são mantidos no grupo rubro-negro: Luis Müller, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster. Os dois primeiros estão no clube desde 2012 (Cirilo no retorno ao clube de origem, depois de 10 anos de sua ascensão ao elenco principal do Xavante). Resta o lateral-direito. Wender, que foi titular nesta última temporada, aguarda contato da diretoria para renovar contrato.
No meio-campo, o Brasil mantém os dois volantes; Leandro Leite e Washington, que jogam juntos desde meados da temporada do ano passado. Cleiton é o meia ofensivo titular. Nunes e Gustavinho – dois reservas do setor – seguem também na Baixada. No ataque, Alex Amado e Éder Machado se conhecem com poucos. Eles foram campeões da Segundona pelo Avenida em 2011. Neste ano, a dupla repetiu a dose no Brasil. Gustavo Papa é mais uma importante alternativa ofensiva.
O Brasil abre a temporada de treinos para o Gauchão no dia 5 de dezembro. Até lá deve definir as principais contratações para 2014.