SEMANA DA MULHER : Detentas têm dia de beleza no Presídio Regional de Pelotas
A programação da Semana da Mulher começou ontem com atividades no Presídio Regional de Pelotas (PRP). As 65 detentas tiveram uma tarde de beleza e participaram de uma roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Promovida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), a atividade contou com o apoio de cinco voluntárias do Curso de Cabeleireiros do Senac, que repaginaram o visual das presidiárias. O Secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, fez a entrega de 60 kits com produtos de beleza, como cremes e maquiagem, doados pela Ki-Beleza Cosméticos. Algumas das participantes demonstraram interesse em fazer um curso de capacitação na área, motivadas pelo contato com as cinco voluntárias. A demanda foi acolhida pelo Secretário.”Além de melhorar a autoestima, queremos também que seja um estímulo à capacitação dessas mulheres. Com esse pedido, tentaremos viabilizar um curso de cabeleireiro dentro do presídio”, afirmou Longaray
Já na roda de conversa denominada Mulher: Vida e Direitos, mediada pela coordenadora do Centro Municipal da Mulher, Miriam Viegas, foram abordados temas como a desigualdade salarial e na política entre gêneros, e a necessidade de um tratamento diferenciado para as mulheres dentro do PRP. “É um bom momento pra desabafar. Uma oportunidade única” comentou Cíntia, uma das detentas.
No entanto, o ponto que dominou a conversa foi a falta que as presas sentem dos filhos. Todas manifestaram a vontade de poder ter um contato maior com as crianças, cuja visitação assistida é autorizada em datas específicas. Na opinião da psicóloga da PRP, Vivian Polidori, a preocupação com o bem-estar dos pequenos é a preocupação mais constante entre as mulheres. “A mulher tem que ser forte, manter a cabeça erguida. Aqui é só uma passagem, não pode voltar a repetir o mesmo erro” disse Deise, outra apenada.