SSP busca apoio para construção de novo presídio
O secretário de Segurança Pública (SSP) Aldo Bruno Ferreira cumpriu agenda em Porto Alegre nesta semana, onde participou de reuniões com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e a Polícia Civil. A viabilização de um novo presídio em Pelotas e a doação de armas para a Guarda Municipal estiveram entre os assuntos abordados na capital.
Em encontro com o superintendente da Susepe Ângelo Carneiro, o secretário tratou da importância da construção de um novo presídio para Pelotas que use o modelo tradicional para cumprimento de pena, mas também oportunize a convivência em sociedade dos apenados.
“Precisamos de um modelo que permita além da contenção e prisão dos apenados, mas também sua ressocialização” comentou o secretário.
Existe a possibilidade da viabilização da nova penitenciária ser em um terreno de área militar, cuja cedência está em negociação entre Prefeitura e o Exército. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado que garantiu a disponibilidade de verba para construção do complexo durante a visita do secretário estadual de Segurança Pública Cezar Schirmer à cidade no ano passado.
O Presídio Regional de Pelotas (PRP) atualmente possui espaço para 382 presos, apesar de atender mais de 900 pessoas entre homens e mulheres que estão em cumprimento de penas. A expectativa é de a construção da nova penitenciária se iniciar ainda em 2018.
O secretário conversou também com o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt, sobre a possibilidade de doação de armas à Guarda Municipal de Pelotas.
A Polícia Civil recentemente adquiriu 40 pistolas calibre 40 para reforçar as forças de segurança, deixando cerca de 100 revólveres sem uso e em bom estado. No encontro ficou acertado o envio desses armamentos para o Município qualificar o trabalho da Guarda Municipal.