Lindoia terá misto de UBS com UBAI
Com a decisão os moradores não precisarão recorrer a outras unidades para pegar receitas ou fazer consultas de acompanhamento
A reunião comunitária promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores na Cohab Lindoia conseguiu fazer Prefeitura e moradores chegarem a um termo de consenso sobre o funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) que está prestes a ser transformada em Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI). O acordo firmado dá conta de que a unidade funcionará com o acolhimento de uma UBAI, respeitando a preferência de casos de urgência e emergência, mas mantendo serviços básicos de uma UBS, como consultas de acompanhamento e liberação de receitas de medicamentos controlados.
“A partir dessa modalidade mista de funcionamento os usuários não precisarão buscar atendimentos e serviços em postos distantes, o que era o principal temor da comunidade”, diz o presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT). A secretária de Saúde, Ana Costa diz que a intenção da Prefeitura era de transformar a unidade em UBAI no final do ano, mas a partir da conversa com a comunidade se chegou a esta outra solução. “É um novo modelo que agrada a todos e agora iremos avaliar se funcionará”, disse.