Agentes da STT participam de curso sobre tacógrafo
Os agentes de Trânsito de Pelotas e Rio Grande, e da Polícia Rodoviária Federal participaram ontem do curso “Fiscalização de Tacógrafos”, no Sest Senat, em parceria com a empresa Continental. Cerca de 30 servidores estiveram presentes no treinamento de oito horas.
Foram tratados assuntos como legislação, modelos de equipamento, manuseio, interpretação dos registros, identificação de falhas, defeitos e violações. Na ocasião, abordou-se, também, a instalação do equipamento, a selagem do Inmetro e a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre os requisitos técnicos mínimos do registrador de velocidade e tempo.
Conforme a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), a qualificação não teve custos porque a empresa Continental, fabricante dos dispositivos, disponibiliza treinamentos gratuitos por todo o País a fim de qualificar profissionais sobre as funções do aparelho, contribuindo para a melhor utilização.
O objetivo do curso, de acordo com o diretor de Trânsito, Cléo Cardozo, foi instruir os participantes sobre a análise dos dados dos tacógrafos, bem como a atualização acerca da legislação do uso, uma vez que registram graficamente a velocidade de um veículo.