Incêndio no presídio de Rio Grande deixa cinco mortos e nove feridos
Cinco detentos mortos e nove pessoas feridas foi o saldo de um incêndio ocorrido na madrugada de ontem, no Albergue da Penitenciária Estadual de Rio Grande, onde ficam apenados do regime semiaberto. Um agente da Superintendência dos Serviços Penitenciários também ficou ferido. As vítimas são Vinícius da Silva Alves, de 19 anos, Paulo Ismael Areva Ferreira, Diego Marcelino Ferreira, 30 anos, Dionathã Garcia Martins, 20 anos e Israel Freitas da Silva. Todos os corpos foram encontrados em um banheiro. Eles foram reconhecidos pelos familiares no Departamento Médico Legal (DML)
O fogo começou por volta das 3h30min, no alojamento Um do Albergue, onde estavam 42 apenados. A hipótese principal é que as chamas tenham sido provocadas por um circuito na rede elétrica, mas também há indícios de que o incêndio seja criminoso. Dos feridos, sete foram levados para a Santa Casa de Rio Grande. Quatro deles tiveram de ser internados na ala de queimados. O agente sofreu asfixia por inalação de fumaça, mas ele passa bem.
Os Bombeiros atuaram durante toda a madrugada. Eles conseguiram controlar o fogo por volta das 5h30min. Quando então deram início ao rescaldo. O local precisará de uma reforma e os presos precisarão ser remanejados. Segundo testemunhas já ocorreram fatos semelhantes nos últimos dias,
A penitenciária, cuja capacidade é 408 presos, está atualmente abrigando 909 apenados No alojamento estavam 169 presos.