TURFE : Let Me Free vence e faz história
Conduzido por Leonardo Gouvêa, ganharão se tornou o primeiro animal a vencer duas vezes o Princesa do Sul
Definitivamente foi um domingo para entrar para a história do Jockey Club de Pelotas. Sob um sol radiante e em uma tarde de inédita final do Campeonato Gaúcho na cidade, os sete mil espectadores, que praticamente lotaram o hipódromo da Tablada, viram surgir na raia o primeiro bicampeão do Grande Prêmio Princesa em 81 anos de realização do clássico. Let Me Free, com nove anos de idade, venceu a prova em dois minutos, dez segundos e oitenta centésimos.
Conduzido pelo líder do campeonato de jóqueis, Leonardo Gouvea, Let Me Free largou em terceiro e manteve a posição, enquanto Bick Stick e Bolt da Lagoa brigavam na ponta. Ao chegar nos 400 metros, L. Gouvêa partiu para cima dos adversários e tomou a frente, chegando no disco final com dois corpos de vantagem. “Achei que iria correr na frente, mas o Leonardo segurou para não deixar ir. Foi uma vitória estratégica com o talento do jóquei”, analisou o treinador João Rodrigues, que venceu seu segundo Princesa, ambos com Let Me Free.
Apontado como o grande responsável pela vitória histórica, L. Gouvêa emocionou-se com a conquista de seu primeiro GP Princesa. “Impossível explicar com palavras a emoção de ganhar essa prova, duas vezes eu tinha entrado em segundo, esta vitória estava entalada”, comentou após a prova.
Com as três vitórias obtidas no final de semana – uma no sábado e duas no domingo – L. Gouvêa chegou a 15 triunfos na temporada e voltou a se isolar na liderança do campeonato de jóqueis. Luís Fernando Santos, que venceu uma prova no sábado, agora tem dez vitórias e ocupa a segunda colocação na frente de Henrique Oliveira, que tem nove.
VELOCIDADE – A prova de velocidade disputada em homenagem a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) e que foi a segunda mais importante do dia foi vencida por Pokey Joe – montado por Vágner Montes -,que dominou a prova do início ao fim sem dificuldades.
AVALIAÇÃO – Para a direção do Jockey Club de Pelotas o total de apostas que chegou a R$ 147,4 mil e o público de sete mil pessoas, conforme estimativa da Brigada Militar – em um dia de final de campeonato estadual de futebol na cidade – reforçou a curva crescente do turfe na preferência do público local. “Este final de semana mostrou que, depois do futebol, as corridas de cavalos são o segundo esporte mais preferido dos pelotenses e que o hipódromo tem se firmado como um programa de lazer das famílias pelotenses”, diz o presidente Eduardo Abreu.
A próxima reunião será realizada no dia 22 de abril, com expectativa de realização de cinco páreos.