BALNEÁRIO DOS PRAZERES : Ampliação da escola Oswald de Andrade visa qualificar a educação infantil
A prefeita Paula Mascarenhas entregou, ontem, oficialmente, à comunidade, a obra de ampliação e reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Oswald de Andrade, no Balneário dos Prazeres. As intervenções permitiram um salto no número de vagas – de 66 para 158.
A cerimônia foi conduzida pela chefe do Executivo pelotense, acompanhada pelo secretário de Educação e Desporto (Smed), Arthur Correa, e pela diretora da Emei, Lisane Bilharva. Ela conta que trabalha na instituição de ensino há 19 anos e que a situação era muito precária, por isso se sente orgulhosa e feliz de fazer parte deste momento, em que houve aumento do número de vagas, para uma comunidade que precisa, em um espaço qualificado. Sobre a felicidade das crianças, a diretora relata o que uma aluna falou: “Nossa escola agora é um castelo!”, disse a menina, encantada com as novas dependências.
Paula lembrou que as 27 escolas municipais de Educação Infantil foram ou estão sendo requalificadas, pois as crianças e os profissionais que tanto se dedicam merecem estudar e trabalhar “num castelo, num lugar de sonhos”, referindo-se à impressão da estudante citada por Lisane. “A educação pública tem de ser de qualidade, e isso começa pelo ambiente”, afirmou a prefeita, que fez questão de mencionar o fato de ser professora. Correa diz se sentir satisfeito por ter entregue a obra, muito mais do que pela ampliação de 139% no número de vagas, por estar cumprindo compromissos assumidos com as comunidades, junto a uma equipe que trabalha feliz em tornar os espaços não apenas mais amplos, mas mais qualificados.Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Idemar Barz; o assessor especial do Gabinete, Sadi Sapper; os vereadores do PSDB, Luiz Henrique Viana e Daniel Trzeciak; e as equipes da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e da Escola.
OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO
Por meio da obra, a Prefeitura reformou a área de 198 metros quadrados e outros 426 metros quadrados foram criados. O investimento foi de R$ 1.095.908,93, do Salário Educação. A parte existente da Escola foi reformada e recebeu adequações de espaços com a criação de dependências como maternal 1 com banheiro; sala dos professores; berçários 1 e 2 com repouso e banheiro; direção; e sala multiuso.
NOVAS DEPENDÊNCIAS DA ÁREA AMPLIADA
- Salas de pré “A” e pré “B” com banheiros
- Sala de maternal 2 com banheiro
- Pátio interno
- Sanitários masculino e feminino
- Sanitário para pessoas com deficiência, adulto e infantil
- Sanitário para servidores
- Refeitório
- Sala de orientação
- Cozinha
- Despensa
- Almoxarifado
- Lavanderia
- Depósito de material de limpeza
- Trocador do maternal 1 e fraldário do berçário 1 e 2