GRIPE : Grupos prioritários começam ser vacinados
Teve início ontem a 20ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza (2018). As pessoas que integram qualquer dos grupos prioritários podem se dirigir a uma das unidades públicas de saúde, de segunda a sexta-feira, e tomar a dose que protege da gripe A (H1N1, H3N2) e B.
A vacina estará disponível nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona rural às terças, quartas e quintas-feiras, no horário de funcionamento de cada uma.
A vacina, que reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da Influenza, pode ser tomada até 1º de junho. A Secretaria de Saúde (SMS), no entanto, orienta para que seja tomada o quanto antes, uma vez que a dose leva cerca de duas semanas para fazer efeito.
QUEM PODE TOMAR A VACINA:
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
- Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhadores da saúde
- Professores das escolas públicas e privadas
- Povos indígenas
- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação da prescrição médica)
- População prisional (apenados do presídio e jovens internados na FASE)
- Funcionários do Sistema Prisional.
O dia “D” de mobilização Nacional será em 12 de maio. A meta é imunizar, pelo menos, 90% desses grupos até o fim da campanha. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada às proteínas do ovo de galinha e seus derivados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada de 2018 no hemisfério sul, recomenda a aplicação da vacina Trivalente (fragmentada e inativada). Cada dose da vacina Influenza, contém:
- A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09
- A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2)
- B/Phuket/3073/2013