Estoque baixo na Farmácia Municipal preocupa vereadores da Comissão da Saúde
Vereadores foram conferir estoques de medicamentos e saber o motivo da falta de remédios para depressão
Na véspera de receber a secretária de Saúde, Ana Costa que apresentará hoje o balanço das ações e finanças da pasta no primeiro trimestre de 2018, vereadores da Comissão de Saúde realizaram uma visita surpresa à Farmácia Municipal com o objetivo de conferir os estoques de medicamentos da prefeitura, a quantidade de remédios descartados e os motivos para a falta de medicamentos antidepressivos nos postos de saúde.
Ao chegar a sede da Farmácia na rua Professor Araújo os vereadores Marcos Ferreira, Marcola (PT), presidente da Comissão e Éder Blank (PDT) , vice-presidente encontraram o local lotado de usuários em busca de medicamentos. Os dois foram recebidos pela coordenadora da Farmácia Municipal, Cristiane Brum, que apresentou números e informações sobre os estoques. Os dados apresentados mostram que, atualmente, dos 157 medicamentos distribuídos pelo município 23 estão em falta e apenas sete ainda não têm processo de compra finalizado. “O caso do antidepressivo Diazepam é o mais sério porque o laboratório fabricante está sem matéria-prima e não há previsão de envio de novas remessas pela distribuidora”, explicou.
“A população reclama e com razão, pois precisa do medicamento, porém é preciso entender que a situação foge ao controle da Prefeitura pois se trata de falta de condições de fabricação do remédio, portanto temos que ajudar a secretaria a encontrar uma alternativa para voltar a atender os pacientes”, disse o vereador Marcola.
Durante a vistoria os vereadores ainda vistoriaram datas de validade das caixas estocadas e, também, as quantidade de remédios descartados por estar fora do prazo de validade. Conforme o parecer dos vereadores o volume é bem menor que em outras épocas e está abaixo dos 7% do total comprado pela Prefeitura. “São descartes naturais por falta de demanda”, disse Blank.
PRESTAÇÃO DE CONTAS – Nesta quarta-feira a partir das 10h a secretária de Saúde, Ana Costa estará na Câmara de Vereadores para apresentar os dados das ações e finanças dos três primeiros meses deste ano. A reunião também deverá servir para questionamentos sobre problemas denunciados pela comunidade ou encontrados pelos vereadores nas visitas técnicas à rede básica. “É o dia de questionar sobre tudo”, avisa Marcola.