ZONA NORTE : Festival de dança acontece domingo na Cohab Tablada
Grupo de Dança Beatriz Santos, CTG Unidos da Querência, Escola Deogar Soares, Comunidade Graça e Vida, Grupo da Terceira Idade Ascompel/Tablada, CTG Os Farrapos, CTG Thomaz Luis Osório, Grupo de Dança do Colégio Leivas Leite, Michael Duarte, Academia Corpo e Dança.com, e Grupo Mariana Espilman. Atrações da primeira edição do festival, que estará mobilizando a Zona Norte no domingo à tarde. A coordenação está a cargo da professora Mariana Teixeira da Silva, que está à frente do Grupo Mariana Espilman, e convida a comunidade para prestigiar o evento gratuito. A ideia é que o festival tenha periodicidade anual, e seja realizado em maio. Na primeira edição, o local será a praça central da Cohab Tablada, à avenida Thomas Flores. Se chover, avisa Mariana, o evento será transferido para nova data. Como apoiadores da iniciativa, Mariana ressalta a Construtora ACPO, e o mandato do vereador Marcos “Marcola” Ferreira (PT).
MODALIDADES – O festival não terá caráter competitivo, e os participantes estarão interpretando coreografias de ballet clássico, estilo livre, jazz e danças tradicionalistas, nos níveis infantil, juvenil e adulto. O Grupo Maria Espilman, que coordena o festival, oferece aulas de ballet clássico e jazz, atendendo cerca de sessenta crianças, abrangendo os níveis infantil e juvenil. O grupo está se preparando para, no dia 19 de maio, competir no 3º Festival Jaguarão em Dança. As aulas do “Mariana Espilman”, acontecem na sede da Associação Comunitária Cohab Tablada.
VALORIZAÇÃO – Mariana acrescenta: “Pelo fato da zona norte ser um pouco isolada do centro, parece que as atividades ficam um pouco à margem. Então, sondamos profissionais que, na região, trabalham com a arte da dança. E chegamos ao grupo com doze professores, que estará apresentando trabalhos. E o ‘Zona Norte em Dança’ será um festival, com o objetivo de contribuir no aprimoramento das relações sociais entre os profissionais da dança. O evento contará com uma mostra artístico-cultural, de diferentes modalidades de dança e pretende propiciar um momento de fomento artístico para a comunidade pelotense”, diz Mariana, mestranda em educação física que, há cinco anos, coordena projeto na Associação da Cohab Tablada. O grupo de dança tem recebido premiações em festivais no Estado.
(C0G0Y)