ZONA NORTE EM DANÇA : Festival reuniu 250 bailarinos na Tablada
Onze grupos apresentaram diferentes modalidades coreográficas, no evento que valoriza a dança nas Três Vendas
Por Carlos Cogoy
O domingo foi de dança na Cohab Tablada. Com atividades na área coberta da Escola Estadual Antonio Leivas Leite, das 14h30min às 18h, 250 bailarinos apresentaram-se na primeira edição do “Zona Norte em Dança”. De acordo com a organizadora, professora Mariana Teixeira da Silva (24 anos), entre familiares, amigos e público em geral, mais de trezentas pessoas acompanharam o evento que não teve caráter competitivo. Inicialmente, diz ela, a programação seria na praça à avenida Thomas Flores. Porém, diante da possibilidade chuva, houve a alteração para a escola da Cohab Tablada. A coordenadora destaca o apoio da Construtora ACPO, e do mandato do vereador Marcos “Marcola” Ferreira (PT).
DEMOCRATIZAÇÃO da arte, valorizando a prática descentralizada. Mariana observa: “Mesmo com a adaptação para um local fechado, o festival foi um sucesso. A comunidade pelotense, e da zona norte, abraçou o evento. E estavam presentes as famílias dos bailarinos, os apoiadores e profissionais da área da dança na cidade. Em sua primeira edição, o Zona Norte em Dança já contou com um público de cerca de quinhentas pessoas, que transitava entre uma apresentação e outra. Assim, o festival cumpriu sua missão, celebrando as lutas de todos aqueles que dedicaram, dias e noites, na busca de espaços à democratização e acesso à arte da dança”.
AULAS de dança são ministradas por Mariana na Associação Comunitária Cohab Tablada. Informações no Facebook “Grupo Mariana Espilman”.