DERROTA COM GOSTO DE Z4 : Brasil leva 2 a 1 do Sampaio Correa na Baixada e despenca na tabela de classificação
Com atuação fraga e infelicidade da defesa, Brasil perde por 2 a 1 para o Sampaio Correa e entra na zona de rebaixamento
Na noite gelada de sábado (temperatura em torno de 7º C), a derrota de 2 a 1 para o Sampaio Correa, no Bento Freitas, serviu para “congelar” o entusiasmo dos rubro-negros. O resultado empurrou o time para a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, com cinco pontos em 18 disputados. Apesar da situação desconfortável na tabela de classificação, o discurso na Baixada é de manter a tranquilidade, expressando confiança na recuperação natural da equipe na competição.
Pela primeira vez desde que começou a disputar a Série B, em 2016, o Brasil fecha uma rodada na zona de rebaixamento. Se tivesse vencido o Sampaio Correa, teria dado um salto para o 10º lugar. Mas perdeu esse confronto direto. Antes da partida em Pelotas, o time maranhense era quem se encontrava no Z-4.
A derrota foi consequência de uma atuação coletiva ruim, especialmente no primeiro tempo, e infelicidade da dupla de zaga. Rafael Vitor voltou a falhar e Heverton fez gol contra. Eder Sciola foi quem se salvou – inclusive, marcando gol mais uma vez (seu terceiro nesta Série B).
Surpreendido pelos contra-ataques
Brasil não controla velocidade do Sampaio Correa e perde dentro de casa, caindo perigosamente na tabela
A tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro exigia que o Brasil vencesse o Sampaio Correa, sábado, no Bento Freitas, em jogo que fechou a sexta rodada da competição. O time rubro-negro teve uma atuação fraca, especialmente no primeiro tempo, e perdeu por 2 a 1 – gols de Fredson e Heverton (contra) para os maranhenses e Eder Sciola para o dono da casa. Com o resultado, o Xavante foi ultrapassado pelo próprio Sampaio e ingressou na zona de rebaixamento, com cinco pontos – aproveitamento de apenas 27,7%.
Os primeiros minutos de jogo criaram a falsa expectativa que o Brasil venceria naturalmente. Logo no começo da partida, o time criou duas chances de gol. Na primeira, o goleiro Andrey tentou interceptar cruzamento de Eder Sciola e mandou a bola em cima de Michel. Só que a bola se encaminhou para a linha de fundo. Depois numa cobrança de escanteio, Sciola finalizou, mas a bola bateu em Heverton, que, pela primeira vez no jogo, esteve a serviço o adversário.
CONTRA-ATAQUE – Depois, o Sampaio Correa acertou a marcação e passou a mostrar sua arma que é o contra-ataque. Aos oito minutos, Leandro Leite e Heverton se chocaram e a bola sobrou livre para Carlão. O atacante bateu a gol, mas Pitol salvou o Brasil. A defesa do Xavante voltou a falhar na bola aérea. Numa cobrança de falta da direita, Rafael Vitor não saltou e Fredson se antecipou, cabeceando para fazer 1 a 0.
O Brasil se tornou ainda mais vulnerável aos contragolpes do adversário. No final do primeiro tempo, Heverton tentou cortar um cruzamento de cabeça e marcou contra. No segundo tempo, o Xavante foi melhor: atacou mais e não foi ameaçado pelos contra-ataques do adversário. Descontou com Eder Sciola, de cabeça, após cobrança de escanteio, aos 18; e teve a chance do empate com Valdemir, que mandou a bola para fora.
TAISON – Dois dias antes de se apresentar na Seleção Brasileira para jogar a Copa do Mundo da Rússia, o atacante Taison enfrentou o frio de sábado à noite para assistir ao jogo do Brasil com o Sampaio Correa, no Bento Freitas. Antes de começar a preparação para o Mundial, o jogador passou por Pelotas para visitar a família e ser tema de reportagem especial da TV Globo sobre o início de sua trajetória no futebol. O jogador do Shakhtar Donetsk desperta atenção por ser o nome mais contestado da lista de Tite para a Copa de 2018.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Rafael Vitor
Heverton
Bruno Colaço
Leandro Leite
Itaqui
Lourency (Valdemir)
Toty
Welinton Junior (Kaio)
Michel (Luiz Eduardo)
Técnico: Clemer
SAMPAIO CORREA
Andrey
Bruno Moura
Fredson
Maracás
Alyson
William
Diego Silva
Fernando Sobral
João Paulo (Silva)
Bruninho (Wellington Rato)
Carlão (Alvinho)
Técnico: Roberto Fonseca
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA)
- Assistentes: Márcio Gleidson Dias (PA) e José Ricardo Guimarães Coimbra (PA)
- Cartões amarelos: Toty e Luiz Eduardo (B); Fredson, Fernando Sobral e João Paulo (SC)
- Gols: Fredson (16min) e Heverton – contra (45min) do primeiro tempo; Eder Sciola (18min) do segundo tempo
Série B
Sexta rodada
Terça-feira, 15/5
CRB 0x4 Avaí
Criciúma 0x0 Juventude
Sexta-feira, 18/5
Goiás 1×1 Guarani
Figueirense 1×3 Fortaleza
Sábado, 19/5
Ponte Preta 1×3 Atlético/GO
Oeste 2×0 Vila Nova
Londrina 1×2 CSA
Paysandu 1×1 São Bento
Boa 1×1 Coritiba
Brasil 1×2 Sampaio Correa
Sétima rodada
Terça-feira, 22/5
CSA x Figueirense
Fortaleza x Criciúma
Sexta-feira, 25/5
Avaí x Paysandu
Atlético/GO x Oeste
Coritiba x Vila Nova
Sábado, 26/5
São Bento x Juventude
Brasil x Londrina
Goiás x Boa
Guarani x CRB
Sampaio Correa x Ponte
Classificação