Operação Mercenários prende 15 pessoas
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furto, Roubo, Entorpecentes e Capturas (DEFREC) de Pelotas, com o apoio de policiais da 18ª Região Policial, deflagraram na tarde desse sábado (30/11), a Operação Mercenários. O objetivo foi desarticular duas quadrilhas que praticavam roubos, homicídios e tráfico de drogas naquela cidade.
Cerca de 120 policiais, em 39 viaturas, cumpriram 35 mandados de busca e apreensão nos bairros Fragata, Barro Duro, Centro e Areal. A Operação Mercenários, que teve a coordenação do delegado Guilherme Calderipe Costa e a supervisão da delegada regional Carla Kuhn Vernetti, teve início por volta das 17hs de sábado. O horário e o dia da semana foram diferenciados da maioria das operações porque as investigações apontavam que os integrantes da quadrilha recebiam a droga nos finais de semana, e que a troca de turno entre eles ocorria à tarde.
Segundo o delegado Guilherme Calderipe Costa, as investigações duraram aproximadamente seis meses. Um dos fatos que iniciou a investigação foi um roubo ocorrido em abril deste ano, quando um caminhoneiro de Santa Catarina foi comprar peixe em Pelotas, e integrantes da quadrilha roubaram R$ 150.000 da vítima, quase a matando.
Durante a operação foram apreendidas oito armas de fogo, munições de diversos calibres, um colete balístico, 2,1kg de drogas, um veículo roubado foi recuperado, além de objetos produtos de roubo e várias caixas com produtos de contrabando e cerca de R$ 20.000 em dinheiro. Quinze pessoas foram presas por receptação, tráfico e posse de arma e munição e foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas (DPPA). A operação também contou com o helicóptero da Polícia Civil, que deu apoio aéreo sobrevoando os bairros onde os mandados foram cumpridos.