HemoPel precisa de doações de sangue urgentemente
Com a chegada do frio as doações caíram cerca de 40%
O frio traz com ele problemas de saúde bastante comuns para a região, como gripes, reações alérgicas e febre. Com isso, as doações ao Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) já caíram cerca de 40%, o que deixa os 13 municípios da região em uma situação bastante complicada.
A coordenadora de captação do HemoPel, Gisele Pinto, diz que é necessário que pessoas saudáveis doem para compensar essa perda e manter o estoque. O HemoPel precisa de, pelo menos, 80 doações diárias e está recebendo menos de 50. Na tarde dessa terça-feira (6), 15 integrantes da Companhia de Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz) fizeram a doação para contribuir. Todos os tipos de sangue são bem-vindos, especialmente os de fator RH negativo.
O sangue coletado no HemoPel é utilizado em Pelotas, no Hospital São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, e em mais 13 municípios da região.
Condições para doar
Podem doar sangue pessoas com idades entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos pais ou responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes.
O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e no primeiro sábado do mês das 8h às 13h. As empresas interessadas em ser parceiras, indicando doadores, também podem procurar a coordenação. O endereço é avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002.