Paula apresenta Pacto Pelotas pela Paz em Caxias do Sul
A prefeita apresentou as pesquisas de vitimização que deram origem ao Pacto, o crescimento dos indicadores de violência nos últimos 14 anos, que motivaram sua criação, e alguns exemplos utilizados na concepção da campanha, como Nova York, Bogotá e Diadema. O modelo de gestão entre sociedade, forças de segurança e Poder Público também foi abordado.
O maior enfoque na experiência do Pacto foi dado às reuniões de formulação, com expressivo engajamento da sociedade, aos eixos de trabalho – em especial, o da prevenção –, à integração das forças policiais e ao código de convivência.
“É muito importante a participação do governo municipal na questão de segurança pública, além do envolvimento de instituições do município e sociedade civil, para que possamos superar esse drama que é a insegurança e a violência”, disse Paula.
O público reunido na Sala Geni Peteffi se mostrou bastante representativo, com a presença de vereadores de Caxias, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Promotoria da Infância e da Adolescência, o juiz Leoberto Brancher – responsável por fomentar o método de Justiça Restaurativa no Rio Grande do Sul –, Conselho Tutelar e secretários municipais.
Em sua passagem por Caxias do Sul, a chefe do Executivo Municipal ainda fez uma visita de cortesia ao gabinete do prefeito Daniel Guerra (PRB), acompanhada da vereadora Paula Ioris (PSDB), presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Caxias e responsável por organizar a apresentação.