ALÍVIO : Alemanha vira jogo e está viva
A Alemanha passou no sábado o maior desafio da sua história recente no futebol. A seleção não podia perder o jogo contra a Suécia, sob o risco de ser eliminada na fase de grupos, com uma rodada de antecedência.
O jogo virou dramático para os atuais campeões do mundo quando a Suécia abriu o placar, aos 32 minutos do primeiro tempo, com Toivonen. A Alemanha precisava correr atrás do empate para, pelo menos, ficar com chance na última rodada.
Logo no início do segundo tempo, aos três minutos, Reus igualou o placar. Mas este resultado deixava a Alemanha bastante vulnerável para a rodada final do grupo, já que um simples empate entre México e Suécia tirava a Alemanha do páreo. Só a vitória interessava.
E os alemães perseguiram este resultado até o fim. Boateng, que era um dos destaques em campo, foi expulso aos 37 minutos da etapa final por receber o segundo cartão amarelo. Com três minutos de acréscimo, surgiu uma falta no lado esquerdo do ataque alemão e Tony Kroos conseguiu colocar a bola fora do alcance do goleiro sueco, fazendo o gol salvador. Final: Alemanha 2 x 1 Suécia.
RÁPIDAS RÚSSAS
INGLATERRA – O furacão inglês não está a passeio na Rússia! Harry Kane marcou três gols no massacre da Inglaterra sobre o Panamá neste domingo (6 a 1), em Nizhny Novgorod, e superou o português Cristiano Ronaldo e o belga Romelu Lukaku na artilharia da Copa do Mundo, com cinco. Kane já havia feito dois na vitória por 2 a 1 sobre a Tunísia na estreia. Kane está agora a um gol de igualar a marca do inglês Gary Lineker, artilheiro da Copa do Mundo de 1986, com seis gols. No total, Lineker tem dez, somando os quatro que fez no Mundial de 1990. Ele é o maior artilheiro da história da Inglaterra em Copas. Kane só tem 24 anos.
COLÔMBIA
A Colômbia se recuperou da derrota na estreia em grande estilo. Com gols de Mina, Falcao e Cuadrado, derrotou a Polônia por 3 a 0, na Arena Kazan, eliminando o primeiro cabeça-de-chave da Copa do Mundo de 2018. O time europeu, cujo principal destaque é o atacante Lewandowski, parou na boa atuação do goleiro colombiano Ospina, que fez duas boas defesas em chutes do jogador do Bayern de Munique. Na plateia, os ídolos colombianos Valderrama e Higuita, destaques da geração dos anos 90, se abraçaram após o ótimo resultado.
GRUPO H
Os classificados do Grupo H da Copa do Mundo da Rússia serão conhecidos apenas na última rodada. Com o empate por 2 a 2 registrado em Ecaterimburgo neste domingo, Japão e Senegal, a um ponto das oitavas de final, seguem em uma briga acirrada pela liderança.
As duas seleções têm os mesmos quatro pontos ganhos, com quatro gols marcados e três sofridos – os asiáticos levam vantagem por terem recebido menos cartões amarelos (três contra cinco). Na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo, às 11 horas (de Brasília) de quinta-feira, o Japão volta a campo para enfrentar a Polônia, em Volgogrado. Ao mesmo tempo, em Samara, Senegal e Colômbia encerram a participação na etapa classificatória.