CONSULTA POPULAR : Votação vai até quinta-feira
Entre hoje e quinta desta semana, eleitores poderão votar na Consulta Popular, programa do Governo do Estado, pelo qual a população escolhe em que será investida parte dos recursos do orçamento do Governo.
A opção é feita numa cédula com dez propostas, abrangendo diferentes áreas. Neste ano, não haverá urnas para votação em Pelotas. Todo o processo será virtual.
O Governo do Estado investirá R$ 80 milhões do orçamento nas propostas mais votadas na Consulta Popular de 2018. É preciso que o votante tenha o número do Título de Eleitor. A votação poderá ser de três formas:
- ONLINE – pelo site www.consultapopular.rs.gov.br
- Presencial – por aplicativo disponibilizado em telefones celulares credenciados
- Via SMS – para o número 29000, com a mensagem RSVOTO#número do Título de Eleitor# número do programa (sem espaços).
A secretária de Governo, Clotilde Victória, que é membro da diretoria do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede-Sul), informa que instituições como a Santa Casa e a Brigada Militar disponibilizarão telefones celulares cadastrados para quem quiser votar por aplicativo.
“Democracia se faz pelo trabalho conjunto das forças políticas e sociais, e pela soma do empenho de cada cidadão. Participar da Consulta Popular é a oportunidade que temos para definir diretamente o uso de parte do orçamento do Estado”, enfatiza Clotilde Victória.
PROJETOS NA CÉDULA
A cédula é composta por dez propostas, cabendo ao eleitor a escolha de apenas uma, que seja importante para a região. Confira e escolha:
- Saúde: Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS (Aquisição de equipamentos)
- Segurança: Reaparelhamento dos órgãos de segurança
- Agricultura familiar: Apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar (Agroindústria familiar)
- Agricultura, Pecuária e Irrigação: Manejo e correção de solos
- Educação: Implementação dos espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem (Escolas de Ensino Fundamental e Médio da 5ª, 11ª e 18ª CREs)
- Educação: Laboratórios Tecnológicos de Aprendizagem para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Para atendimento das escolas da 5ª, 11ª, 18ª CREs)
- Cultura, Turismo e Esportes: Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber
- Economia, Ciência e Tecnologia: Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs)
- Cultura, Turismo e Esportes: Programa Conexão – Rede Estadual Intermunicipal de Cultura
- Cultura, Turismo e Esportes: Apoio aos Parques e Polos Tecnológicos