Diário da Manhã

terça, 26 de novembro de 2024

Notícias

Missa e caminhada homenageiam memória de Thainã

Missa e caminhada homenageiam memória de Thainã
02 julho
08:39 2018

Missa celebrada pelo padre Enéias Carniel, no portal do acesso principal ao Instituto de Educação Assis Brasil (IEAB), na manhã deste sábado deu início à mobilização que culminou com caminhada até o Calçadão e Centro da cidade, em memória do adolescente Thainã Escobar Leal, de 16 anos, vítima fatal de agressão há uma semana.

Iniciativa do Instituto de Educação Assis Brasil recebeu expressiva participação

Iniciativa do Instituto de Educação Assis Brasil recebeu expressiva participação

O ato contou com a presença de amigos, alunos, funcionários, professores e direção do Assis Brasil, onde Thainã estudava, e da sua antiga escola, a Mário Meneghetti. A prefeita Paula Mascarenhas, o juiz de Direito e coordenador do Centro de Justiça Restaurativa, Marcelo Malízia Cabral, e o secretário executivo do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto, participaram das manifestações e levaram sentimentos à família e votos de paz à comunidade.

A diretora do IEAB, Magna Lameiro, e a vice-diretora Mara Agripino coordenaram a mobilização, organizada para levar adiante a bandeira de luta pela paz.

“Em nome do Município, dou o abraço da cidade à família e aos colegas do jovem Thainã, cuja morte levou, além de alegrias, sonhos e esperança, também um pouco de nós e da cidade”, disse a prefeita.

Paula pediu união para que a intolerância, o ódio e a violência sejam vencidos. Para ela, a ocorrência deve servir de impulso para que todos se mobilizem na luta contra a insegurança e a favor da cultura da paz. O Pacto Pelotas pela Paz, projeto que envolve todos os segmentos representativos e a sociedade, visa a esta nova cultura.

Caminhada Thainã 02Os apelos da prefeita encontraram eco nas palavras do padre Enéias e do juiz Marcelo Cabral, e aprovação dos presentes. Não se deixar vencer pela violência e tornar-se promotor da paz foram as propostas em sintonia nos atos em memória do adolescente.

A mãe de Thainã, Claudenice Escobar, e as irmãs Thalita e Antônia acompanharam a mobilização. Na caminhada, participantes levaram velas brancas acesas e balões também brancos, simbolizando a paz. Cartazes e faixas, com as inscrições “Menos violência”, “Mais amor às pessoas”, “Menos ódio e mais amor”, “Luto e justiça”, entre outros, foram conduzidos durante todo o percurso – do Assis Brasil ao Calçadão, Mercado Central e praça Coronel Pedro Osório.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções