Água sanitária ajuda a prevenir a toxoplasmose
A água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) é um produto coringa, que não pode faltar na limpeza da casa
Ajuda na higienização de verduras, frutas e legumes, eliminando bactérias. É eficaz para prevenir doenças como toxoplasmose e doenças relacionadas a enchentes como leptospirose, hepatites do tipo A e E, gastroenterites e também no combate ao Aedes aegypti.
A higienização correta com água sanitária elimina micróbios patogênicos e parasitas. Por isso é importante lavar bem verduras, legumes, folhas e frutas, utilizando o hipoclorito de sócio (água sanitária).
Esse é um dos cuidados que se deve ter para prevenir a toxoplasmose, conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Folhas verdes mal lavadas são uma das formas de contágio da toxoplasmose.
Higienização de verduras, frutas e legumes
Coloque numa bacia plástica água misturada com água sanitária, na proporção de 1 colher das de sopa (15 ml) de água sanitária para cada litro de água. Lave as verduras, frutas e legumes com água corrente em abundância, (aproveite para retirar as folhas e partes deterioradas), mergulhando-as mergulhe-as por 30 minutos nessa mistura, agitando-as ocasionalmente. Passado esse tempo, lave novamente as verduras na torneira, tirando o excesso de água sanitária.
A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavagem de pias, pisos, bancadas e utensílios domésticos em geral, inclusive toalhas e panos de pia.
A prevenção é a melhor maneira de evitar doenças.