Simp denuncia assédio moral em secretaria
O principal ponto de pauta abordado na assembleia setorial com os trabalhadores da Secretaria Municipal da Justiça Social e Segurança, antiga Cidadania, promovida pelo Sindicato dos Municipários e realizada na última semana, na Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel), foi a gravidade da prática de assédio moral contra os servidores.
A assembleia foi motivada pela resposta da secretária Clesis Crochemore a reivindicações apresentadas anteriormente pelos servidores e demais problemas frequentemente denunciados na Secretaria.
Conforme o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, mais uma vez foram inúmeros os relatos apresentados pelos trabalhadores denunciando os casos de assédio moral, inclusive a utilização da prática de remanejo de servidores de uma unidade para outra como forma de punição aos trabalhadores, deixando de ser utilizada para atender a necessidades meramente administrativas e de interesse público. Outras formas de ameaças aos servidores também foram denunciadas, como perseguições durante o período de estágio probatório, bem como a total falta de condições de trabalho.
Também foi denunciada a desorganização administrativa da Secretaria de Justiça Social, em prejuízo dos servidores, que causa o desrespeito quanto ao pagamento das horas extras aos trabalhadores, atrasadas há vários meses, demora no pagamento das diárias de viagens e além disto o atraso no pagamento dos domingos e feriados trabalhados.
Outros pontos abordados na assembleia foram a necessidade de instituição do adicional de risco de vida, as péssimas condições dos locais de trabalho e a sobrecarga de trabalho cada vez maior para os educadores sociais.
O Sindicato dos Municipários já encaminhou documento à secretária Clesis Crochemore requerendo reunião com a maior brevidade, a fim de tratar da forma do pagamento das horas extras e dos repousos trabalhados. A assembleia encaminhou que os servidores presentes deverão ampliar o debate junto aos seus colegas dos locais de trabalho, para que a partir daí seja realizada agenda para novas deliberações dos trabalhadores da Justiça Social.