Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

COPA 2018 : Marcelo treina forte e deve reassumir vaga

05 julho
09:15 2018

Na antevéspera da partida diante da Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo, a comissão técnica da Seleção Brasileira priorizou a recuperação física dos atletas. A principal preocupação é o volante Paulinho, que apresenta um desgaste maior da parte física, mas a boa notícia é o ritmo implantado na atividade de Marcelo. O lateral esquerdo deve retornar ao time no jogo desta sexta-feira, às 15h (horário de Brasília), em Kazan.

Pelo segundo dia consecutivo, Marcelo treinou com os reservas em ritmo forte na atividade desta quarta-feira em Sochi. O jogador está recuperado da lombalgia que o tirou de campo nos primeiros minutos do jogo contra a Sérvia. Na partida seguinte, o lateral do Real Madrid ficou de fora, sendo substituído por Filipe Luís, porque, na oportunidade, a avaliação do técnico Tite é que Marcelo não teria condições de jogar mais do que 60 minutos.

Marcelo treina com intensidade e deve retornar ao time nas quartas

Marcelo treina com intensidade e deve retornar ao time nas quartas

A decisão de quem irá jogar será anunciada nesta quinta-feira, quando Tite falará em entrevista coletiva. O treinador estará acompanhado do capitão da equipe, que também será confirmado hoje. Nos jogos anteriores, a braçadeira foi usada por Marcelo, contra a Suíça; Thiago Silva nos jogos com Costa Rica e México; e Miranda na partida diante da Sérvia. O desfalque diante da Bélgica é Casemiro, que está suspenso pelo segundo cartão amarelo. A vaga será ocupada por Fernandinho.

Ataque/Defesa

Brasil e Bélgica farão o tradicional clássico entre o melhor ataque contra a melhor defesa da Copa do Mundo. A equipe comandada por Tite tomou apenas um gol no torneio – justamente na partida de estreia (empate por 1 a 1 com a Suíça). É o mesmo número de gol sofrido pelo Uruguai, mas permitiu apenas quatro conclusões dos times adversários em quatro jogos, o que lhe garante o status de melhor desempenho defensivo.

Já a Bélgica tem o melhor desempenho de ataque, com 12 gols em quatro jogos (média de três gols por partida). Oito deles foram marcados nas duas primeiras rodadas: 3 a 0 no Panamá e 5 a 2 contra a Tunísia. Na fase anterior, depois de uma vitória apertada por 1 a 0 contra a Inglaterra, a equipe belga fez outros três gols no Japão. Porém, sua defesa tomou quatro gols das fracas equipes de Tunísia e Japão.

O técnico Tite reforça a atenção na jogada aérea, que é uma virtude da Bélgica – foi desta forma que a equipe marcou os dois primeiros gols da virada diante do Japão. A atual Copa ratifica a importância da bola alta. Até às oitavas de final, a estatística mostra que 42% dos gols ocorreram dessa forma.

Apito

A Fifa anunciou nesta quarta-feira que o sérvio Milorad Masic será o árbitro de Brasil e Bélgica na fase de quartas de final da Copa do Mundo. A partida será disputada nesta sexta-feira, às 15h, em Kazan. Masic terá como assistentes Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic, ambos da Sérvia, e Jair Marrufo, dos Estados Unidos. O árbitro é o mesmo que apitou a final entre Real Madrid e Liverpool na Liga dos Campeões.

O sérvio também foi o árbitro do jogo Colômbia e Senegal pela primeira fase da Copa do Mundo. Na ocasião, ele marcou pênalti contra a seleção sul-americana, mas voltou atrás depois de consulta ao árbitro de vídeo e analise da imagem do lance.

O brasileiro Sandro Meira Ricci foi apontado como árbitro da partida entre Rússia e Croácia. Ele será auxiliado por Marcelo Van Gasse e Emerson Pereira de Carvalho. Uruguai e França terá o argentino Nestor Pitana como juiz do jogo. Já Suécia e Inglaterra será comandada pelo holandês Bjorn Kuipers.

Nesta sexta-feira serão disputadas duas partidas: 11h – Franca x Uruguai e 15h – Brasil x Bélgica; sábado, 11h – Rússia x Croácia e 15h – Suécia x Inglaterra.

Comentários ()

Seções