MACONHA : PRF apreende quase 300 quilos
É a segunda grande apreensão na região em menos de 24 horas
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite de terça-feira, por volta das 21h, quase 300 quilos de maconha, em mais uma ação de combate à criminalidade. A apreensão se deu nas proximidades da Vila da Quinta, em Rio Grande.
Os policiais rodoviários suspeitaram do veículo, uma caminhonete Ford Ranger com placas de Dois Irmãos/RS e deram ordem de parada a uma caminhonete. O condutor não obedeceu e empreendeu fuga pela BR- 471, trafegando em direção à fronteira com o Uruguai.
Houve o acompanhamento tático ao suspeito por alguns quilômetros,quando o motorista em fuga perdeu o controle e saiu da pista, indo parar em um banhado dentro da reserva ecológica do Taim, na altura do km 540. Ele conseguiu fugir pelo banhado, num lugar escuro e de difícil acesso.
Do veículo onde estava a droga foram apreendidos 67 tabletes de maconha, pesando no total 280 quilos. A caminhonete ficou parcialmente submersa. A droga e o veículo foram apresentados na Polícia Civil de Rio Grande. Foi a segunda grande apreensão realizada pela PRF na Região Sul. Na segunda-feira, na BR-116, foram apreendidos 566 quilos da droga.
Nos últimos cinco dias, é a quinta grande apreensão de drogas realizada pela PRF no RS, totalizando mais de 2,6 toneladas.
IRMÃOS – Dois irmãos foram presos em flagrante pela Brigada Militar, sob a acusação de envolvimento com o tráfico de drogas. A prisão ocorreu no Loteamento Osório, no Centro, por volta das 19h.
Primeiramente a Polícia chegou na casa do suspeito de 21 anos, que tinha em seu poder, maconha, crack, drogas sintéticas e balança de precisão. Ele denunciou aos policiais, que o irmão de 27 anos, também estaria traficando em uma residência próxima. O suspeito foi flagrado com maconha, um revólver calibre 38, R$ 1,5 mil, embalagens e crack. A dupla foi autuada em flagrante e recolhida ao Presídio Regional de Pelotas.
◘ Revista/Presídio
Uma operação realizada ontem no Presídio de Santa Vitória do Palmar recolhe facas artesanais. A ação contou com a participação de 22 agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe. O objetivo da revista foi o de apreender materiais ilícitos e de manutenção da ordem. Atualmente são 118 abrigados na unidade que tem capacidade física para 48 presos. Foram recolhidos mais de 20 aparelhos celular, vários carregadores, drogas e facas artesanais.
Participaram da revista, cinco agentes penitenciários da 5ª DPR, dez agentes do estabelecimento prisional, um delegado regional, dois agentes da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen) e 22 agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES). A ação contou ainda com Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Samu.
◘ Vara Criminal
O Tribunal de Justiça instalou ontem, a Vara de Execução Criminal Regional de Pelotas. Será a quarta VEC regionalizada implantada pelo TJRS desde 20 de junho passado no Interior do Estado. As anteriores foram em Caxias do Sul, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. O presidente do Tribunal, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, e a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar, estiveram presentes ao ato em Pelotas.
Além de Pelotas, a nova VEC Regional responderá pelos processos de Execução Criminal das Comarcas de Camaquã, Canguçu, Jaguarão e Rio Grande. A regionalização busca dar mais eficiência e celeridade à Execução Criminal, com o atendimento exclusivo por parte de um Juiz e servidores, uniformidade de procedimentos, unificação de decisões e segurança jurídica. A última VEC Regional no Interior será instalada em Passo Fundo, no próximo dia 26.
◘ Prisão
A Polícia Civil de Piratini cumpriu Mandado de Prisão Preventiva na manhã de ontem. J.C.R.G., de 46 anos foi conduzido até delegacia para os procedimentos de praxe e após foi encaminhado ao Presídio Estadual de Canguçu e ficará à disposição da Justiça. É acusado de envolvimento em furtos.