Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

VEM MAIS CHUVA NESTA SEXTA : Acumulado já ultrapassa 60% da média mensal

VEM MAIS CHUVA NESTA SEXTA : Acumulado já ultrapassa 60% da média mensal
19 julho
09:16 2018

A Defesa Civil de Pelotas anuncia o acumulado de 200 milímetros de chuva nos 18 primeiros dias do mês. A medida já excede em 60% a média total projetada para julho, de 125 milímetros. Nas últimas 24 horas – até o meio-dia de ontem –, 36 milímetros foram registrados e, 80, desde sábado.

ÓRGÃOS da Prefeitura seguem em alerta para atendimento, se necessário

ÓRGÃOS da Prefeitura seguem em alerta para atendimento, se necessário

O coordenador da Defesa Civil, Paulo Darci dos Santos, informa que, embora o grande volume de chuvas, não houve registro de pedidos de ajuda para remoção de famílias ou outras providências. O Corpo de Bombeiros também não recebeu chamados nesse sentido.

“Estamos monitorando os níveis dos rios Jaguarão e Guaíba, pois as águas excedentes correm para nossa região. O Jaguarão já subiu 3,20 metros”, comentou o coordenador.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) constatou alagamentos pontuais em diversas áreas. O secretário Jéferson Dutra informa que as equipes atuam na abertura de travessia no Corredor do Obelisco, para melhorar a drenagem, no Sítio Floresta e na Vila Princesa, onde é realizado envaletamento. Outra providência executada pela Secretaria é a sangria. Onde há poças de água, esta é conduzida até a valeta.

“Não é possível patrolar as ruas neste momento. É necessário que a chuva pare e a água acumulada nas ruas seque para que as equipes utilizem o maquinário”, comenta Dutra.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) também não recebeu notificações de problemas graves, que resultassem em interrupção de trânsito. A constância e a quantidade de chuvas danificaram as estradas e, como medida emergencial, a Secretaria coloca material nas principais depressões produzidas pela água excessiva.

“Nosso maquinário e equipes estão preparados e prontos para entrar em ação. Tão logo o tempo melhore e o solo seque pelo menos parcialmente, vamos atacar os pontos prioritários atingidos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

O Sanep mantém equipes em plantão permanente nas casas de bombas. Todas estão funcionando a pleno. O diretor-presidente, Alexandre Garcia, presenciou o desempenho de algumas unidades nesta semana e acompanhou o trabalho de retirada do lixo proveniente de canais de macrodrenagem, para evitar que atinja o equipamento. Essa ação é ininterrupta. Pontos de acúmulo de água em vias públicas também foram visitados, para que melhorias fossem viabilizadas. Defesa Civil, secretarias e Sanep seguem em alerta para atendimento à população, caso seja necessário.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções