VEM MAIS CHUVA NESTA SEXTA : Acumulado já ultrapassa 60% da média mensal
A Defesa Civil de Pelotas anuncia o acumulado de 200 milímetros de chuva nos 18 primeiros dias do mês. A medida já excede em 60% a média total projetada para julho, de 125 milímetros. Nas últimas 24 horas – até o meio-dia de ontem –, 36 milímetros foram registrados e, 80, desde sábado.
O coordenador da Defesa Civil, Paulo Darci dos Santos, informa que, embora o grande volume de chuvas, não houve registro de pedidos de ajuda para remoção de famílias ou outras providências. O Corpo de Bombeiros também não recebeu chamados nesse sentido.
“Estamos monitorando os níveis dos rios Jaguarão e Guaíba, pois as águas excedentes correm para nossa região. O Jaguarão já subiu 3,20 metros”, comentou o coordenador.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) constatou alagamentos pontuais em diversas áreas. O secretário Jéferson Dutra informa que as equipes atuam na abertura de travessia no Corredor do Obelisco, para melhorar a drenagem, no Sítio Floresta e na Vila Princesa, onde é realizado envaletamento. Outra providência executada pela Secretaria é a sangria. Onde há poças de água, esta é conduzida até a valeta.
“Não é possível patrolar as ruas neste momento. É necessário que a chuva pare e a água acumulada nas ruas seque para que as equipes utilizem o maquinário”, comenta Dutra.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) também não recebeu notificações de problemas graves, que resultassem em interrupção de trânsito. A constância e a quantidade de chuvas danificaram as estradas e, como medida emergencial, a Secretaria coloca material nas principais depressões produzidas pela água excessiva.
“Nosso maquinário e equipes estão preparados e prontos para entrar em ação. Tão logo o tempo melhore e o solo seque pelo menos parcialmente, vamos atacar os pontos prioritários atingidos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
O Sanep mantém equipes em plantão permanente nas casas de bombas. Todas estão funcionando a pleno. O diretor-presidente, Alexandre Garcia, presenciou o desempenho de algumas unidades nesta semana e acompanhou o trabalho de retirada do lixo proveniente de canais de macrodrenagem, para evitar que atinja o equipamento. Essa ação é ininterrupta. Pontos de acúmulo de água em vias públicas também foram visitados, para que melhorias fossem viabilizadas. Defesa Civil, secretarias e Sanep seguem em alerta para atendimento à população, caso seja necessário.