Mais 13 agentes de Trânsito já integram a fiscalização na cidade
Mais 13 agentes de trânsito passaram a integrar formalmente o corpo da fiscalização municipal na manhã de ontem. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) realizou a cerimônia de conclusão de curso de Agentes de Trânsito, com carga horária de 310 horas, sendo 190 horas teóricas e 120 horas práticas, à terceira turma dos aprovados no concurso de 2014. A STT entregou certificado de conclusão do curso de formação para oito homens e cinco mulheres, contratados em março
O vice-prefeito Idemar Barz entregou os certificados aos novos agentes e destacou a importância do papel desses profissionais.“Mais do que estar atento e buscar a ordem no trânsito, é necessário fazer uma abordagem cordial ao cidadão no momento da infração, buscando orientar para evitar reincidência”, destacou.
O agente Marcos Oberti, que está atuando nas ruas desde abril, a partir das aulas práticas do curso, percebeu que muitas das infrações cometidas são por falta de informação.“Estacionar em fila dupla é uma das mais frequentes infrações no trânsito de Pelotas. Muitos motoristas ligam o pisca-alerta, achando que estão dentro da lei e se surpreendem quando são abordados. Penso que nosso papel é orientar os motoristas e não somente autuar”, afirmou.
O secretário da STT, Flávio Al-Alam, enfatizou a importância do curso de formação ser realizado pelos próprios agentes de trânsito com mais experiência. “Esta é a terceira turma que formamos com recursos próprios, sem gerar custos ao Município”, informou Al-Alam. Com a nova turma, Pelotas passa a contar com 110 agentes preparados para atuar na fiscalização do trânsito.