Xavante vence Boa por 2 a 0 e indica reação na Série B
O Brasil estava sem vencer uma partida há 33 dias. A última vitória tinha ocorrido no dia 21 de junho, contra o Criciúma, no Bento Freitas. O time voltou a ganhar nesta terça-feira, fazendo 2 a 0 no Boa Esporte em casa, readquirindo confiança na Série B do Campeonato Brasileiro, apesar de continuar na zona de rebaixamento. Foi a 18 pontos, mas abre a perspectiva de sair do Z-4 na próxima rodada, quando enfrenta o Guarani, em Campinas, sábado, às 16h30.
O primeiro tempo foi condizente com a situação das duas equipes na tabela de classificação: o encontro dos dois últimos colocados. O Brasil se escapou de tomar o gol no começo da partida. Houve um lance, aos nove minutos, quando o goleiro Carlos Eduardo teve que desarmar Bruno Tubarão para impedir o gol do Boa. A melhor jogada do Xavante foi num lance de Pereira, que driblou o marcador e concluiu quase sem ângulo, mas a bola tocou no poste.
O cenário do jogo mudou completamente no segundo tempo. A entrada de Maicon Assis deu consistência ao meio-campo, desarrumando a marcação do adversário. Logo aos dois minutos, os meias trocaram passes e Ferreira acertou um lindo chute da meia direita, dando efeito na bola: 1 a 0. A situação do time mineiro se complicou ainda mais com a expulsão de Aldo, aos 13 minutos.
A tranquilidade só chegou aos 29. O lance teve a participação de vários jogadores – Maicon Assis, Cametá, Kaio e Pereira. Maicon Assis entrou na área e coroou sua boa atuação com o segundo gol da vitória do Brasil. A partir então, o time rubro-negro encontrou serenidade para trocar passes e assegurar a necessária vitória. “Não tenho pressa em sair da zona de rebaixamento, mas quando sair e para não voltar mais”, afirma o técnico Gilmar Dal Pozzo.
BRASIL
Carlos Eduardo
Tiago Cametá
Leandro Camilo
Rafael Dumas
Bruno Colaço
Leandro Leite
Itaqui
Kaio
Pereira (Lourency)
Valdemir (M. Assis)
Luiz Eduardo (Michel)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
BOA
Rayan (Fabrício)
Helder
Luan
Rafael Jansen
Jadson
Maycon
Daniel Cruz (Machado)
Aldo
Bruno Tubarão
Caio Cristian
Douglas Bággio (Felipe)
Técnico: Ney da Matta
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: Dyorgines José Pandovani de Andrade (ES)
- Assistentes: Katiuscia Berger de Mendonça (ES) e Fábio Faustino dos Santos (ES)
- Cartões amarelos: Carlos Eduardo, Maicon Assis e Nirley (no banco de reservas) do Brasil; Bruno Tubarão, Daniel Cruz e Caio Cristian do Boa
- Gols: Pereira (2min) e Maicon Assis (29min do segundo tempo)