Neymar cai fora do top 10 da Fifa. Marta busca sexto troféu
Neymar está fora da lista dos 10 finalistas ao prêmio de melhor do Mundo no concurso da Fifa. Pela primeira vez desde que se firmou como o craque do futebol brasileiro, em 2011 – ainda jogando pelo Santos – ele fica fora da seleção de candidatos ao troféu The Best. A lista foi divulgada nesta terça-feira e conta com Cristiano Ronaldo (português), Kevin De Bruyne (belga), Antoine Griezmann (francês), Eden Hazard (belga), Harry Kane (inglês), Kylian Mbappé (francês), Lionel Messi (argentino), Luka Modric (croata), Mohamed Salah (egípcio) e Raphael Varane (francês).
Se Neymar aparecia entre os 10 indicados desde 2011, nas edições de 2015 e 2017, ele chegou a estar na lista dos três finalistas, concorrendo com Cristiano Ronaldo e Messi ao prêmio de melhor do mundo. A expectativa desta vez é que estivesse ao menos na relação dos 10 melhores. A lesão sofrida em fevereiro e a participação discreta na Copa do Mundo abalaram seu prestígio.
A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 24 de setembro, em Londres, e até lá os torcedores poderão votar pela internet nos seus favoritos. Fizeram parte do grupo que definiram os finalistas os ex-jogadores Kaká e Ronaldo Fenômeno. O período avaliado foi de 3 de julho de 2017 até 15 de julho de 2018.
O voto será dividido em quatro categorias. Aproximadamente 200 jornalistas terão um peso de 25% no resultado final. O voto de capitães de seleções também terá um peso de 25%. Torcedores poderão votar pela Internet e, assim como os demais, terão peso de 25%. O restante ficará com os técnicos de cada uma das seleções.
Marta busca sexto troféu
Neymar está fora, mas Marta aparece entre as 10 jogadoras indicadas ao prêmio de melhor do mundo. Atualmente jogando no Orlando Pride, dos Estados Unidos, a brasileira é indicada pela 14ª vez e pode conquistar a honraria pela sexta vez.
Marta terá desta vez nomes diferentes na disputa pelo troféu de melhor do mundo. Isso porque nem a vencedora de 2017, a holandesa Lieke Martens, nem detentora do troféu de 2016, a norte-americana Carli Lloyd, estão entre as dez finalistas. Uma das favoritas ao troféu é a dinamarquesa Pernille Harder, que atua pelo Wolfsburg. Ela já venceu por duas vezes o prêmio de melhor jogadora da Uefa, mas nunca levou o troféu da principal entidade do futebol.
O brasileiro Vadão, que comanda a seleção do país, aparece entre os 10 indicados ao prêmio de melhor treinador do futebol feminino.