Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

Neymar cai fora do top 10 da Fifa. Marta busca sexto troféu

25 julho
08:47 2018

Neymar está fora da lista dos 10 finalistas ao prêmio de melhor do Mundo no concurso da Fifa. Pela primeira vez desde que se firmou como o craque do futebol brasileiro, em 2011 – ainda jogando pelo Santos – ele fica fora da seleção de candidatos ao troféu The Best. A lista foi divulgada nesta terça-feira e conta com Cristiano Ronaldo (português), Kevin De Bruyne (belga), Antoine Griezmann (francês), Eden Hazard (belga), Harry Kane (inglês), Kylian Mbappé (francês), Lionel Messi (argentino), Luka Modric (croata), Mohamed Salah (egípcio) e Raphael Varane (francês).

foto 2 página 12Se Neymar aparecia entre os 10 indicados desde 2011, nas edições de 2015 e 2017, ele chegou a estar na lista dos três finalistas, concorrendo com Cristiano Ronaldo e Messi ao prêmio de melhor do mundo. A expectativa desta vez é que estivesse ao menos na relação dos 10 melhores. A lesão sofrida em fevereiro e a participação discreta na Copa do Mundo abalaram seu prestígio.

A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 24 de setembro, em Londres, e até lá os torcedores poderão votar pela internet nos seus favoritos. Fizeram parte do grupo que definiram os finalistas os ex-jogadores Kaká e Ronaldo Fenômeno. O período avaliado foi de 3 de julho de 2017 até 15 de julho de 2018.

O voto será dividido em quatro categorias. Aproximadamente 200 jornalistas terão um peso de 25% no resultado final. O voto de capitães de seleções também terá um peso de 25%. Torcedores poderão votar pela Internet e, assim como os demais, terão peso de 25%. O restante ficará com os técnicos de cada uma das seleções.

foto 3 página 12Marta busca sexto troféu

Neymar está fora, mas Marta aparece entre as 10 jogadoras indicadas ao prêmio de melhor do mundo. Atualmente jogando no Orlando Pride, dos Estados Unidos, a brasileira é indicada pela 14ª vez e pode conquistar a honraria pela sexta vez.

Marta terá desta vez nomes diferentes na disputa pelo troféu de melhor do mundo. Isso porque nem a vencedora de 2017, a holandesa Lieke Martens, nem detentora do troféu de 2016, a norte-americana Carli Lloyd, estão entre as dez finalistas. Uma das favoritas ao troféu é a dinamarquesa Pernille Harder, que atua pelo Wolfsburg. Ela já venceu por duas vezes o prêmio de melhor jogadora da Uefa, mas nunca levou o troféu da principal entidade do futebol.

O brasileiro Vadão, que comanda a seleção do país, aparece entre os 10 indicados ao prêmio de melhor treinador do futebol feminino.

Comentários ()

Seções