Domingo tem Festival Internacional de Folclore no Mercado e IFSul
Neste sábado (28), às 18h30min, tem Samba no Mercado com o Grupo Renascença e no domingo (29), ocorre mais uma edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (Fifap), com participarão de grupos da Argentina, Áustria, Chile e Uruguai (veja abaixo).
Às 16h, no Largo do Mercado Central, haverá uma mostra com integração – em caso de mau tempo, será no interior do Mercado – e às 19h30min, espetáculo no auditório do IFSul, campus Pelotas. As apresentações são abertas ao público, mas para garantir o ingresso ao evento da noite é necessário pegar a senha 30 minutos antes, no local do espetáculo.
Os grupos virão de Caçapava do Sul, onde participam da 12ª Festa Mundial do Folclore, promovida pelo Grupo de Arte Nativa Os Chimangos. O grupo anfitrião de Pelotas será a Abambaé Cia. de Danças Brasileiras.
O Festival é um projeto de extensão do curso de Dança e do Núcleo de Folclore da UFPel e da Coordenadoria das Ciências Humanas do IFSul, e tem apoio das secretarias municiais de Cultura (Secult), de Educação e Desporto (Smed) e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti).
Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge – Áustria
O grupo “Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge”, da cidade austríaca de Schuetzen am Gebirge, foi fundado em 1977. No momento, é composto por cerca de 30 dançarinos que apresentam coreografias tradicionais dançadas na região.
Ballet Folclórico Municipal de Lautaro – Chile
Criado em fevereiro de 2008, o Ballet Folclórico Municipal de Lautaro apresentará danças de diversas regiões do chile, como o “carnaval do norte”, “Rapa Nui” (ilha localizada no meio do oceano pacífico), Huasos (danças e costumes da vida rural) e “Capatazes” (dança afro-boliviana que chega ao Chile, marcando festivais do extremo norte do país).
Ballet Tierra Adentro – Montevideo – Uruguai
Firmando nas raízes folclóricas do Rio de La Plata, fundado em 2010, o Ballet Tierra Adentro se estrutura como uma companhia de danças independente, cujo repertório inclui o folclore uruguaio em suas três formas de manifestação: tradicional, estilizado e livre expressão. As coreografias mesclam dança contemporânea e elementos de dança de raiz africana, relacionadas às lendas mais antigas das terras uruguaias.
Ballet Martín Güemes – Córdoba – Argentina
Desde sua fundação, em 1983, busca preservar as mais autênticas manifestações do folclore nacional e internacional. Além do Brasil, o Ballet Martin Güemes também levou o seu espetáculo a Festivais na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Espanha e México.