DANÇA : Sexta às 19h30min no IFSul, apresentação com 70 bailarinos na mostra “Do clássico ao livre”
Por Carlos Cogoy
Em quarenta minutos, bailarinos entre cinco e doze anos, estarão interpretando coreografias de ballet clássico, estilo livre e jazz infantil. As criações são da professora Mariana Teixeira da Silva, que está à frente do Grupo Mariana Espilman. Conforme acrescenta, trata-se da mostra semestral de dança, iniciativa que começou há dois anos. A programação “Do clássico ao livre”, acontecerá amanhã às 19h30min no auditório do IFSul. De acordo com Mariana, o grupo está em atividade há quatro anos, e conta com apoio do vereador Marcos “Marcola” Ferreira (PT). A mostra apresentará os trabalhos desenvolvidos durante o semestre, e será aberta a convidados, em especial os familiares das meninas e meninos. Como ingresso, um quilo de alimento não perecível.
ZONA NORTE – O Grupo Mariana Espilman tem atividades na Associação de Moradores da Cohab Tablada. Semanalmente, conforme Mariana, são oferecidas aulas de ballet clássico e jazz. Como novidade, destaca, a chegada da professora Catarina Polino, acadêmica de educação física na UFPel, e recentemente formada como árbitra de ginástica artística. “A Catarina é uma excelente profissional, e veio para acrescentar ao nosso grupo”, diz Mariana.
FESTIVAL – Em maio deste ano, Mariana promoveu o 1º Zona Norte em Dança, que integrou diferentes estilos de dança, proporcionando a apresentação de grupos e academias situados nas Três Vendas. Em 2019, o Grupo planeja uma nova edição. Já neste mês, dia 17, o grupo situado na Tablada estará na programação do Dia do Patrimônio da Secult.
TRAJETÓRIA – Recentemente, Mariana concluiu o mestrado em educação física na UFPel. Como temática da pesquisa, fatores que influenciam a trajetória docente de professores de dança.