Grêmio faz 2 0 no Flamengo e segue na disputa pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro
Mesmo jogando com os reservas, o Grêmio venceu o Flamengo por 2 a 0 na Arena, neste sábado, em jogo da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desta vez o resultado do jogo justificou plenamente a estratégia do técnico Renato Portaluppi, que preservou os titulares (exceção apenas ao lateral-esquerdo Bruno Cortez, que jogou contra o cariocas para readquirir ritmo de jogo, após lesão) visando o jogo desta terça-feira contra o Estudiantes pela Libertadores na Argentina.
Com o resultado, o Grêmio foi a 30 pontos e segue na disputa pelas primeiras colocações do Brasileiro. Quebrou o embalo do Flamengo, que chegou a rodada na liderança, mas parou nos 34 pontos (ver classificação) nesta página. Três dias antes, os dois times se enfrentaram – também em Porto Alegre – pelas quartas de final da Copa do Brasil e houve empate por 1 a 1. O jogo de volta será no dia 15 no Maracanã.
O Flamengo contou com quase todos os titulares (apenas Leo Duarte, Réver e Diego ficaram fora da equipe). O time carioca teve o controle do jogo, mas não deu trabalho a Paulo Vitor no primeiro tempo. O Grêmio marcou bem e foi “cirúrgico” no ataque. Poderia ter aberto o placar, aos 24 minutos, quando o árbitro Rafael Traci marcou pênalti em favor do Tricolor. Jael bateu mal e Diego Alves (especialista em pegar pênalti) fez a defesa.
Jael se recuperou no último lance do primeiro tempo. Leo Gomes cruzou e o atacante, de cabeça, fez 1 a 0, e saiu para comemorar com o rosto sangrando como consequência de um choque com Marinho. A vantagem foi ampliada logo aos dois minutos da etapa final. Jael foi de novo protagonista: deu assistência para o gol de Marinho. Pepê teve a chance de fazer o terceiro, mas o chute saiu desviado.
Agora o alvo é a Libertadores. O atacante Everton, lesionado, desfalca a equipe amanhã diante do Estudiantes.
Confronto direito por G-4
Atlético Mineiro e Internacional fazem confronto direto por vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira, às 20h, no Independência, em Belo Horizonte, finalizando a 17ª rodada. O Colorado está com 29 pontos, enquanto o Galo tem 27. Quem vencer vai ocupar espaço entre os quatro times melhores colocados na competição.
O Inter terá modificações na escalação. O lateral-direito Zeca sofreu uma lesão no tornozelo direito no jogo passado – vitória de 3 a 0 diante do Botafogo – e deve ficar fora da equipe. A vaga será ocupada por Fabiano. A outra perda por lesão é do goleiro Danilo Fernandes, que fará uma cirurgia no tendão do ombro direito. Marcelo Lomba assume a titularidade até o final da temporada.
Rodrigo Moledo retorna ao time, depois de ausência por lesão – não jogou ainda na retomada do Brasileiro, após a parada da Copa do Mundo. Já Victor Cuesta foi dúvida durante a semana passada. Se não jogar contra o Atlético, Emerson Santos irá continuar na equipe (ele fez a estreia, com boa atuação, diante do Botafogo).
Atlético/MG: Victor; Patrick, Leonardo Silva, Maidana e Fábio Santos; Zé Welison, Lucas Cândido, Luan, David Tarans e Chará; Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi.
Internacional: Marcelo Lomba; Zeca (Fabiano), Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado; Nico López, Edenilson, Patrick e William Pottker; Leandro Damião. Técnico: Odair Hellmann.
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA).
São Paulo chega à liderança do Brasileiro
O São Paulo não alcançava a liderança do Campeonato Brasileiro desde a sétima rodada da edição de 2015. Neste domingo, a torcida tricolor pôde comemorar a volta do time do Morumbi à ponta da tabela de classificação, após a vitória por 2 a 1 contra o Vasco da Gama. João Rojas abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Pikachu empatou na etapa final, mas Tréllez determinou a vitória são-paulina.
A equipe treinada por Diego Aguirre lidera o Brasileiro, com 35 pontos – um a mais do que o Flamengo, que perdeu para o Grêmio por 2 a 0, sábado, em Porto Alegre. A partida de ontem no Morumbi marcou a despedida do lateral direito Militão, de 20 anos, que foi negociado com o Porto por 4 milhões de euros.
FELIPÃO – Na estreia de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras empatou por 0 a 0 com América/MG, no Independência, em Belo Horizonte. A torcida do Verdão lamenta o pênalti perdido por Jean ainda no primeiro tempo da partida. A equipe está na sexta posição, com 26 pontos – nove de distância do líder.
FOGÃO – O Botafogo empatou por 0 a 0 com o Santos, sábado, no Nilton Santos. Mais importante do que o resultado – ruim para os dois times, que estão mal no Brasileiro – foi o anúncio da contratação de Zé Ricardo para substituir Marcos Paquetá no comando do alvinegro carioca.
Brasileiro
17ª rodada
Sábado, 4/8
Botafogo 0x0 Santos
Grêmio 2×0 Flamengo
Corinthians 0x0 Atlético/PR
Domingo, 5/8
Paraná 0x1 Ceará
América/MG 0x0 Palmeiras
Vitória 1×1 Cruzeiro
São Paulo 2×1 Vasco
Fluminense 1xa Bahia
Sport 1×1 Chapecoense
Segunda-feira, 6/8
Atlético/MG x Internacional
18ª rodada
Sábado, 11/8
Ceará x Atlético/PR
Bahia x América/MG
Domingo, 12/8
Atlético/MG x Santos
Paraná x Botafogo
Chapecoense x Corinthians
Flamengo x Cruzeiro
Sport x São Paulo
Palmeiras x Vasco
Grêmio x Vitória
Segunda-feira, 13/3
Fluminense x Internacional