COLÉGIO SÃO JOSÉ : Viagem de estudos a Portugal e Espanha
Durante duas semanas, alunos do São José realizaram viagem pedagógica
A origem da língua portuguesa, e alguns dos principais locais indissociáveis da formação histórica brasileira. Objetivos da viagem de estudos, que oportunizou o aprendizado “in loco” a dez alunos do Colégio São José. Entre os dias 14 e 29 de julho, conforme divulga Henrique Giovanini – assessor de comunicação do São José -, o grupo com estudantes do segundo ano do ensino médio, acompanhados pelas professoras Rosângela Vargas e Nóris Martinelli, realizou roteiro pela Espanha e Portugal. Em Portugal, eles foram à cidade do Porto, Braga, Lisboa, Fátima, Aveiro, Cascais, Sintra e Queluz. Na Espanha, visita a Santiago de Compostela. De acordo com a divulgação, o projeto começou a ser organizado em agosto do ano passado. Na ocasião, ocorreu o sorteio do grupo que iria participar da iniciativa. Giovanini que também integrou a delegação, acrescenta: “Após a definição dos estudantes participantes, foram realizadas diversas reuniões com eles e seus pais, para a integrar o grupo, elaborar a viagem, e tirar todas as dúvidas dos viajantes”. Na viagem também a presença da Irmã Rosa Porangaba.
LISBOA – O grupo ressalta a visita ao Museu da Marinha em Lisboa. A professora Rosângela Vargas menciona: “Os alunos ficaram muito impactados quando se depararam com aqueles mapas gigantes, e logo lembraram das aulas de geografia e história. Além disso, conheceram as embarcações da família real portuguesa”.
ESTUDO – Após o roteiro de viagem de cada dia, o grupo realizava encontro de estudos no hotel. De acordo com a professora Nóris Martinelli: “Observávamos as fotos do que havíamos visitado no dia, e eles escreviam resumos, faziam perguntas”. Já a professora Rosângela salienta que houve a oportunidade para conhecer lugares estudados em sala de aula. Com isso, frisa, eles “constataram que a história é real. E foi muito importante a oportunidade que tiveram de estar nesses locais, espaços nos quais aconteceram fatos históricos. Já em relação à língua portuguesa, foi muito bom poder mostrar pra eles que, apesar de falarmos, teoricamente, a mesma língua, é bem diferente o que é falado aqui e o que é falado lá”. Além do aspecto pedagógico, o grupo também experienciou o coleguismo, tolerância e convivência, já que a viagem implicava na necessidade de diferentes tarefas e responsabilidades.