Farroupilha perde por 1 a 0 para o São Borja na decisão da Terceirona
É claro que o torcedor do Farroupilha gostaria de comemorar o título da Terceirona, assistindo ao time dar uma volta olímpica no Nicolau Fico. Afinal faz 51 anos que o Tricolor não ganha uma competição de âmbito estadual. Mas não foi desta vez. O time treinado por Antônio Freitas perdeu por 1 a 0 para o São Borja, sábado, no Nicolau Fico, e ficou com o segundo lugar da competição. Porém, conquistou o principal objetivo da temporada: subiu para a Divisão de Acesso.
Antônio Freitas vinha alertando que seu compromisso com o Farroupilha se estendia até o final da Terceirona. Depois do jogo, ele indicou que a tendência é sair do clube. “Eu tive seis meses de trabalho bastante desgastante aqui no Farroupilha. Eu praticamente comia, dormia… Era só Farroupilha. É um clube que precisa se estruturar melhor, precisa profissionalizar seus setores. É normal acontecer um pouco esse desgaste. Com o acesso é normal surgir outras propostas, outras possibilidades”, afirmou o treinador.
A saída de Antônio Freitas deve ser confirmada nesta segunda-feira. O presidente Marcus Napoleão terá pouco tempo para resolver o comando técnico, pois o Farroupilha estreia na quinta-feira na Copa Wianey Carlet, contra o Bagé, no Nicolau Fico.
O Estádio Nicolau Fico, cuja capacidade está reduzida para 2.500 torcedores, lotou neste sábado para acompanhar um momento histórico: a decisão de um título de competição estadual. O Farroupilha necessitava vencer o São Borja por dois gols de diferença ou por vantagem mínima, levando a decisão para os pênaltis, a fim de comemorar a conquista da Terceirona. De novo não fez uma boa atuação e perdeu por 1 a 0 (mesmo escore da partida de ida em São Borja).
Uma série de fatores contribuiu para a queda de rendimento do Farroupilha nesta fase final da competição. O relaxamento natural depois de garantir o acesso; a parada de três semanas sem jogo, o que quebrou o embalo da equipe; e a perda do presidente de honra Ewaldo Poeta, que faleceu no dia 22 de julho, são as principais causas. “Nós perdemos o Coronel Poeta, isso impactou no clube, não tem como. O Coronel Poeta era o esteio do Farroupilha”, admitiu o presidente Marcus Napoleão.
A tarde foi, inclusive, de homenagem ao ex-dirigente. Os jogadores entraram em campo com uma faixa de agradecimento a Ewaldo Poeta, que esteve ligado a administração do clube por 54 anos. Com a bola rolando, o Farroupilha teve uma atuação pouco inspirada. Melhor para o São Borja, que ampliou a vantagem, aos 40 minutos do primeiro tempo, com gol de Guanambi, que se aproveitou de uma indecisão na saída de jogo do Tricolor.
Esta foi a primeira derrota do Farroupilha em casa na temporada. Até então, o Tricolor tinha cinco vitórias e dois empates como mandante. E segue o jejum de título. O último conquistado pelo time fragatense ocorreu em 1967, quando foi campeão do interior no Campeonato Gaúcho. Porém, a temporada de 2018 está marcada pelo acesso à Divisão Intermediária do Rio Grande do Sul.
FARROUPILHA
Jeferson Hermes
Roger
Juninho Silveira
Caio
Rafinha (Índio)
Hippólito
Oscar
Hugo
Juninho (Marcelinho)
Carlos Gato (Max)
Daniel Quevedo
Técnico: Antônio Freitas
SÃO BORJA
John
Lucas
Matheus
Erick
Filipe
Carioca
Gean Carlo
Maurizian
Michelzinho (Romário)
Eto (Artur)
Higor Guanambi
Técnico: Jair Galvão
- Local: Estádio Nicolau Fico, em Pelotas
- Árbitro: Lucas Guimarães Horn
- Assistentes: Tiago Augusto Diel e Gustavo Marin Schier
- Cartões amarelos: Marizian e Gean Carlos (SB)
- Expulsão: Lucas (SB)
- Gol: Higor Guanambi, aos 40 minutos do primeiro tempo