RETORNAR AO CENÁRIO NACIONAL : Pelotas começa terceira fase do seu projeto de futebol, estreando na Copa Wianey Carlet contra Barra
O Pelotas começa a execução da terceira etapa do seu projeto no departamento de futebol. Vai estrear nesta segunda-feira, às 15h, na Copa Wianey Carlet, enfrentando o Barra, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. É o retorno à disputa de jogos oficiais, depois de quase dois meses desde a última partida na Divisão de Acesso. A equipe é praticamente a mesma – até porque os novos contratados não devem estrear nesse jogo.
Em meados do ano passado, o Pelotas iniciou o projeto de médio e longo prazo no futebol do clube. A primeira etapa (Copa Paulo Sant’Ana) teve a finalidade de formar uma base para a Divisão de Acesso de 2018. A segunda objetivava o retorno à primeira divisão, o que foi conquistado no primeiro semestre. Agora, na terceira fase, a meta é buscar vaga em competição nacional e manter o grupo, visando o Gauchão de 2019.
“Garantimos o principal objetivo do ano, que foi o retorno à primeira divisão. Agora vamos manter o projeto, que pretende recolocar o clube numa competição nacional, além de manter o grupo e ir qualificando para o Campeonato Gaúcho”, define o diretor executivo Rafael Farias. Quanto ao que é mais conveniente – se Copa do Brasil ou Série D do Brasileiro -, é uma questão para ser analisada mais adiante.
“Queremos é voltar a uma competição nacional. Se é a Copa do Brasil ou a Série D, vamos ver mais adiante. Para conseguir esse objetivo, temos que pelos menos chegar à final (da Copa Wianey). Haverá um longo caminho até lá. Pelo menos 18 jogos”, afirma Rafael Farias. A última vez em que o Pelotas disputou o Brasileiro foi em 2014, quando jogou a Série D. Na Copa do Brasil só tem uma participação: em 2003.
Escalação
Três titulares da Divisão de Acesso não estão permaneceram no Pelotas. O goleiro Giovani não renovou contrato com o clube e o volante Carlão Moraes desistiu de retornar à Boca do Lobo. Jean Roberto foi negociado com a Chapecoense. O quarto ausente na equipe, que joga hoje diante do Barra, em São Leopoldo, é o lateral esquerdo Juliano Tatto, que está lesionado.
Mateus Claus é novo titular do gol. Reinaldo, que não jogou praticamente no primeiro semestre por causa de lesão, ganha a vaga de primeiro volante. Jefferson assume o papel de articulador do time, enquanto Ricardo Bierhals será improvisado no lado esquerdo da defesa.
O time para a partida de estreia na Copa Wianey Carlet é Mateus Claus; Adriano Lara, Dão, Felipe e Ricardo Bierhals; Reinaldo e Germano; Hugo Sanches, Jefferson e Cleverson; Giovane Gomez.
Dos novos contratados, Parrudo é o único que pode ficar à disposição de Paulo Porto para a partida desta tarde em São Leopoldo. Isso ocorre se o nome do volante for incluído no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF até a hora do jogo. Luquinhas não teve ainda seu registro efetivado e John Lennon só chegou ao clube no final de semana.