Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

É DECISÃO : Jogo para ultrapassar o Papão

21 agosto
08:53 2018

Brasil precisa vencer o Paysandu, no Bento Freitas, para sair do Z-4 da Série B do Brasileiro

O Brasil segue na agonia de estar na zona de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Nas últimas sete rodadas, o Rubro-Negro ficou fora do Z-4 em apenas duas delas. Se vencer o Paysandu nesta terça-feira, às 19h15, no Bento Freitas, o time xavante troca de posição com o adversário e poderá até ganhar mais alguma posição na tabela de classificação, dependendo da combinação de resultados desta 22ª rodada.

É confronto direto. A diferença em favor do time paraense é de apenas um ponto: 24 a 23. O momento das equipes, porém, é inverso. O Brasil não perdeu nas últimas três rodadas (uma vitória e dois empates). Já o Paysandu vem de três derrotas seguidas: 1×0 para o Atlético/GO, 4×0 Ponte Preta e 2×1 Londrina. Um novo fracasso hoje deve determinar a demissão do técnico Guilherme Alves.

Lourency é presença certa no ataque do Brasil contra Paysandu: confronto direto na Baixada Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Lourency é presença certa no ataque do Brasil contra Paysandu: confronto direto na Baixada
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

MISTÉRIO – Como sempre ocorre, o técnico Gilmar Dal Pozzo faz mistério sobre a escalação do Brasil. O desfalque certo no jogo de hoje é o meia Pereira, que foi expulso diante do Avaí. Bruno Collaço está lesionado (problema muscular). A vaga no meio-campo pode ser ocupada por Diego Miranda, que assim fará sua estreia no time rubro-negro. Tiago Cametá irá jogar novamente na lateral-esquerda.

A dúvida principal está no comando do ataque. Léo Bahia foi o escolhido para começar a partida passada. Só que Luiz Eduardo entrou no jogo na segunda etapa e voltou a jogar bem, apesar da incrível “seca” de gol. Não marca desde o dia 24 de janeiro.

Paysandu

O Paysandu enfrenta um outro adversário nesta vinda ao Rio Grande do Sul. É a baixa temperatura. O treino da manhã desta segunda-feira foi realizado sob os efeitos do frio de 7º C no CT do Grêmio em Porto Alegre. O treinador Guilherme Alves procurou orientar seus jogadores sobre a jogada aérea do Brasil.

Desde o início do campeonato, o Paysandu é um time que joga de forma pouco usual: três zagueiros, seis jogadores no setor de meio-campo (incluindo os dois alas) e apenas um atacante. Na frente é que está a dúvida: joga Maike ou Hugo Almeida.

Dal Pozzo: sem loucura

Dal Pozzo: sem loucura

Dal Pozzo pede só organização

O Brasil precisa vencer o Paysandu para sair da zona de rebaixamento, empurrando o adversário para a posição indesejada (entre os quatro últimos colocados). Apesar dessa necessidade de vitória, o técnico Gilmar Dal Pozzo ressalta a importância de sua equipe se manter equilibrada dentro de campo. Nada de desespero.

“É um jogo que a gente precisa estar equilibrado. A organização é que vai fazer toda a diferença. A partir desse momento (do campeonato) tem alguma delas no desespero, lutando lá em baixo; outra brigando pelo acesso. Mas vejo que é necessário manter uma equipe organizada dentro de campo, com o padrão nosso que está bem definido e saber o que a gente quer dentro do jogo”, analisa o treinador.

Ao defender a organização da equipe, Gilmar Dal Pozzo admite que gostaria de ter nesta noite uma partida menos sofrida. “Eu queria que tivesse um jogo mais tranquilo, sem sofrer muito, abrir 2 a 0. Mas a história do Brasil é essa. A gente incorporou essa história do Brasil”, afirma.

Nas últimas três partidas, os gols do Brasil foram marcados pelos zagueiros (Leandro Camilo – dois, e Rafael Dumas), enquanto os centroavantes seguem num jejum absoluto. “Se eu tivesse que começar um trabalho no ano que vem, contraria os três (Luiz Eduardo, Michel e Leo Bahia) pela qualidade que possuem”, diz o treinador, dando força aos seus atacantes.

BRASIL

Marcelo Pitol

Éder Sciola

Leandro Camilo

Rafael Dumas

Tiago Cametá

Leandro Leite

Itaqui

Maicon Assis

Diego Miranda

Leo Bahia (L. Eduardo)

Lourency

Técnico: Gilmar Dal Pozzo

 

PAYSANDU

Renan Rocha

Guilherme Teixeira

Perema

Fernando Timbó

Maicon Silva

Nando Carandina

Renato Augusto

Guilherme Santos

Pedro Carmona

Thomaz

Mike (Hugo Almeida)

Técnico: Guilherme Alves

  • Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
  • Data: 21/8/2018 (terça-feira)
  • Horário: 19h15
  • Preços de ingressos: arquibancada – R$ 20; idosos e estudantes – R$ 10
  • Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
  • Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
  • Quarto árbitro: Lucas Guimarães Horn (RS)

SÉRIE B – Jogos da 22ª rodada: terça-feira, 19h15 – Brasil x Paysandu, Avaí x Juventude, Londrina x Ponte Preta e Criciúma x Coritiba; 20h30 – Boa x Figueirense, Goiás x São Bento e CRB x Fortaleza; 21h30 – Guarani x Atlético/GO, Sampaio Correa x Vila Nova e Oeste x CSA. O Xavante terá dois jogos nesta semana: sexta-feira, às 19h15, irá enfrentar o Figueirense, em Florianópolis.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções