PREOCUPANTE : Brasil empata com o Paysandu em noite de pouca inspiração
O Brasil precisava vencer o Paysandu nesta terça-feira, no Bento Freitas, para sair da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas não conseguiu ganhar esse confronto direto. Desta forma, o time rubro-negro fecha a 22ª rodada no Z-4, com 24 pontos – um a menos do que o time paraense, que comemorou o empate no Bento Freitas.
O técnico Gilmar Dal Pozzo perdeu Maicon Assis, que ficou fora da partida por causa de uma lesão muscular. Pereira estava também sem condições de jogo por suspensão. A surpresa na escalação foi Toty, que nunca tinha sido titular com o atual técnico. Diego Miranda fez sua estreia e Luiz Eduardo retomou a titularidade no comando de ataque.
DOMÍNIO – No primeiro tempo, o Brasil foi superior ao adversário. Teve cinco finalizações importantes, mas nenhuma em direção ao gol do Paysandu. Logo aos três minutos, Luiz Eduardo foi lançado às costas dos zagueiros, mas mandou a bola por cima do travessão. Itaqui assustou os paraenses numa cobrança de falta. Na melhor chance de gol, aos 25, Lourency teve a liberdade para preparar o chute, mas errou. O máximo que conseguiu foi o escanteio.
Teve ainda outras duas finalizações para fora com Toty e Eder Sciola. O Paysandu praticamente não conseguia sair de sua defesa – mesmo assim reclamou muito de pênalti não marcado em toque de mão de Luiz Eduardo.
Tudo mudou no segundo tempo. O Paysandu saiu mais para o jogo e o Brasil se desorganizou. Os rubro-negros não conseguiram fazer uma única finalização de perigo contra o goleiro Renan Rocha. Em contrapartida escaparam de tomar o gol em duas oportunidades, quando Guilherme Teixeira perdeu chance clara e Marcelo Pitol afastou com os punhos, rebatendo a bola chutada por Hugo Almeida da entrada da pequena área.
Desfalques
O Brasil não venceu um time que luta contra o rebaixamento. Agora terá dois jogos contra equipes que se encontram na turma da parte de cima da tabela de classificação da Série B. Na sexta-feira, às 19h15, joga diante do Figueirense, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Depois, na segunda-feira (dia 27), encara o Coritiba no Bento Freitas.
A delegação xavante viaja hoje ao meio-dia para Santa Catarina, já que o trajeto será feito de ônibus. Além de Maicon Assis e Bruno Colaço, que estão lesionados, o técnico Gilmar Dal Pazzo não poderá contar com outros dois titulares. Leandro Leite e Luiz Eduardo receberam o terceiro cartão amarelo. Em compensação haverá o retorno de Pereira, que não enfrentou o Paysandu por estar cumprindo suspensão automática pela expulsão na rodada anterior.
SÉRIE B – Resultados da 22ª rodada, ontem: Brasil 0x0 Paysandu, Avaí 1×0 Juventude, Criciúma 2×2 Coritiba, Londrina 1×0 Ponte Preta, Goiás 2×1 São Bento, Boa 0x2 Figueirense e CRB 2×1 Fortaleza. Com os resultados da rodada, o São Bento ingressou no Z-4, com 25 pontos, empurrando o Xavante para a 18ª colocação. O CRB é quem deu salto importante na tabela de classificação ao vencer o líder Fortaleza.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Rafael Dumas
Tiago Cametá
Leandro Leite (Gilson)
Itaqui
Toty (Welinton Junior)
Diego Miranda (R. Alex)
Lourency
Luiz Eduardo
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
PAYSANDU
Renan Rocha
Guilherme Teixeira
Perema
Fernando Timbó
Maicon Silva (Jonathan)
Alan Calbergue (Magno)
Renato Augusto
Pedro Carmona
Thomaz
Hugo Almeida (L. Flávio)
Técnico: Guilherme Alves
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
- Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Bruno Cesar Vieira (PE)
- Cartões amarelos: Rafael Dumas, Leandro Leite, Tiago Cametá e Luiz Eduardo (B); Guilherme Teixeira, Maicon Silva e Jonathan (P)